Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Fortaleza é a grande história do Campeonato Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 04h00

O Fortaleza garantiu pela primeira vez a classificação à fase de grupos da Copa Libertadores pela campanha no Brasileirão sob o comando do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que conseguiu manter o time sempre na parte de cima da classificação, mesmo com as oscilações nos jogos mais recentes.

No podcast Posse de Bola #184, Mauro Cezar Pereira elogia o trabalho do Fortaleza com o que está conseguindo fazer, mesmo com um orçamento menor que vários clubes superados pelo Leão do Pici, elegendo o clube como a grande história do campeonato.

"O Fortaleza eu acho que é a grande história do campeonato e já é o time, eu até publiquei no meu blog os dados da pontuação dos times do Nordeste desde que o Fortaleza subiu, ficou oito anos na Série C, subiu em 2017 para a Série B, subiu em 2018 para a Série A e disputou 2019, 2020 e 2021. É o que mais pontuou durante esse período entre os times nordestinos que disputaram a primeira divisão", diz Mauro.

"Ficou o tempo todo ali no bloco de cima, o tempo todo, todo o campeonato, terceiro, quarto, segundo, não saiu dali, é uma campanha absolutamente regular, com vários jogadores que eram de times que foram rebaixados, jogador do Botafogo, jogador do Cruzeiro jogador do Vasco, e um técnico que nunca treinou um grande clube na sua carreira, tanto na Argentina, quanto no Chile. A grande história do campeonato é a história do Fortaleza. O clube é bem gerido dentro das suas possibilidades e o futebol também", completa.

O jornalista também aponta o fato de os dois clubes do Estado do Ceará estarem brigando na parte de cima, já que o Ceará também pode alcançar ainda uma vaga na Libertadores ao mesmo tempo em que o futebol de outros Estados nordestinos teve um declínio, com o Vitória na Série C e o Bahia correndo risco de queda para a Série B entre os baianos, além das quedas do Sport para a Série B e do Santa Cruz para a Série D entre os pernambucanos.

"O futebol do Ceará deixa para trás Pernambuco e Bahia porque os times de Pernambuco estão despencados em outras divisões, o Sport já caiu, o Bahia corre risco de rebaixamento ainda, o Vitória parando na terceira divisão, o Santa Cruz já caiu tudo de novo, subiu para a A e já despencou, o Náutico está na segunda divisão, começou bem a Série B esse ano, mas não teve condições de continuar no mesmo ritmo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.