PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio reclama de áudios do VAR e afirma ter 'receio' de jogo com Bahia

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/11/2021 00h48

Classificação e Jogos

O Grêmio reclamou da falta de divulgação dos arquivos do VAR no jogo entre Bahia e Cuiabá, que terminou empatado após dois gols anulados do clube mato-grossense. O time gaúcho luta contra o rebaixamento e tem duelo na tabela com a equipe de Salvador. Na sexta-feira, os dois times se enfrentam na Fonte Nova e, segundo Romildo Bolzan Jr., presidente gremista, há receio com a arbitragem do confronto válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A declaração foi dada hoje (24), após empate em 2 a 2 com o Flamengo, em Porto Alegre.

Bahia e Grêmio estão na zona de rebaixamento, separados por um ponto (37 para o time de Guto Ferreira e 36 para a equipe de Vagner Mancini). O primeiro time fora do Z4 é o Juventude, com 40 pontos.

"O Grêmio está denunciando publicamente o receio do jogo com o Bahia. Nada contra o clube Bahia, nada. O que levo a série é que houve situação em que a arbitragem, com toda capacidade para decidir, não decidiu corretamente. O Grêmio está com muito receio, por tudo que está havendo, por todos erros praticados. E pelo o que está em jogo. Tenho muito receio da arbitragem, não só deste jogo, mas em todos. Não sei o que está acontecendo. Não sei as consequências e causas do que está havendo. Mas se há algo para denunciar, é isto que estamos falando", disse Bolzan Jr., em entrevista coletiva.

No início da entrevista, o dirigente citou a ausência dos áudios do jogo disputado em Salvador, no domingo (21), quando o Cuiabá teve dois gols anulados.

"Nós temos passado por uma situação muito constrangedora com a arbitragem brasileira. Há pouco, soube que a arbitragem não divulgou os áudios do VAR de Bahia e Cuiabá. Aqui, hoje, fomos claramente prejudicados de maneira muito violenta no lance da expulsão. Recebi informação que o quarto árbitro, gaúcho, é que fez a lambança. A denúncia do lance. E o avaliou equivocadamente. Quando a arbitragem brasileira tem uma ferramenta como o VAR, não consegue responder por suas decisões, faz uma comunicação oficial sobre lance do Geromel no Gre-Nal dizendo ser lance inconclusivo, e diz que foi pênalti lá no América-MG, o que se pode esperar da arbitragem brasileira hoje?", comentou.

Em outro trecho, Romildo Bolzan Jr. foi além.

"(Arbitragem) Comprometeu. Comprometeu a competição, a classificação e gerou enorme prejuízo. E se torna obscura nas decisões quando não revela as decisões do Bahia", declarou.

Bahia e Grêmio jogam na sexta-feira (26), às 19h (horário de Brasília), na Fonte Nova.

Futebol