Topo

Barcelona

Sem Messi, Xavi elege os quatro melhores que viu jogar no Barcelona; veja

Xavi Hernández foi o rival de Messi e Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro de 2009 - Alberto Estévez/EFE
Xavi Hernández foi o rival de Messi e Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro de 2009 Imagem: Alberto Estévez/EFE

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/11/2021 15h00

Apresentado como novo treinador do Barcelona na última segunda-feira (8), Xavi escolheu os quatro melhores jogadores que viu jogar com a camisa do clube catalão - um goleiro, um defensor, um meio-campista e um atacante -, e não incluiu Messi no rol, alegando que o craque argentino ainda está em atividade.

No gol, Xavi escolheu Victor Valdés, que defendeu o Barcelona entre 2002 e 2014, e a seleção espanhola entre 2005 e 2014.

"Primeiro, no gol, óbvio que escolho Victor Valdés. Para mim, é o melhor goleiro da história do Barça", disse Xavi em um vídeo publicado no canal do Barcelona no YouTube.

Na defesa, Xavi escolheu outro ex-companheiro: Carles Puyol. O ex-zagueiro defendeu apenas o Barcelona em toda a carreira, entre 1999 e 2014. Na seleção da Espanha, Puyol jogou entre 2000 e 2013.

"Como defensor, escolho Puyol pelo mesmo motivo. Para mim, é o melhor zagueiro da história do clube e, possivelmente, o melhor de todos os tempos", explicou o treinador do Barça.

No meio-campo, posição em que o próprio Xavi se destacou, o treinador escolheu Iniesta, que foi um de seus grandes parceiros - e recentemente disse que gostaria de voltar ao time catalão. O volante, que atualmente defende o Vissel Kobe, defendeu o Barcelona entre 2002 e 2018, e a seleção espanhola entre 2006 e 2018.

"No meio-campo, muito fácil: Andrés Iniesta. Apesar de ainda estar na ativa, para mim é um dos maiores meio-campistas da história do futebol", avaliou Xavi.

No ataque, Xavi escolheu o único jogador não espanhol da lista: Samuel Eto'o. O atacante camaronês defendeu sua seleção entre 1997 e 2014. Ele chegou ao Barcelona em 2004 e deixou o clube em 2009.

"Como atacante, eu escolheria Messi, mas, como ele ainda joga, escolho Samuel Eto'o. Fico entre ele e Luís Suárez - que também ainda joga. Provavelmente são os melhores atacantes da história do Barcelona", concluiu.

Barcelona