Topo

Botafogo

Próximo do acesso, Botafogo mira novos passos no planejamento para 2022

CEO Jorge Braga, presidente Durcesio Mello, Enderson e diretor executivo Eduardo Freeland na apresentação do novo técnico do Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
CEO Jorge Braga, presidente Durcesio Mello, Enderson e diretor executivo Eduardo Freeland na apresentação do novo técnico do Botafogo Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

12/11/2021 04h00

O Botafogo está a um passo de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, grande objetivo da temporada. Nesta reta final, diretoria e comissão técnica trabalham para que a meta possa ser alcançada em casa, diante da torcida, já na segunda-feira, e, de quebra, o planejamento para 2022 possa dar novos passos.

O fator "vestiário" e a experiência na competição foram alguns dos pontos considerados positivos pela cúpula alvinegra ao acertar com Enderson Moreira, em junho, para ser o sucessor de Chamusca. Bicampeão da Série B — ganhou em 2012, pelo Goiás, e 2017, pelo América-MG —, ele se aproxima de uma conquista que parecia improvável quando desembarcou em General Severiano.

O Botafogo é o atual líder e um triunfo sobre o Operário, no Nilton Santos, garante o retorno à elite do futebol brasileiro, após um 2020 caótico e um 2021 que começou cambaleante e com bastidores agitados. A virada de chave, porém, aconteceu a tempo de o ano ser salvo, podendo subir antecipadamente e com a chance de ser campeão.

"Eu acho que temos que ter tranquilidade. Conversamos muito com os atletas para não carregarmos nas costas um peso maior. Vamos estar preocupados exclusivamente com o que vai acontecer dentro das quatro linhas. Sabemos que é um adversário que está buscando também uma situação na competição, que traz uma dificuldade para nossa equipe", disse o treinador, após o empate com a Ponte Preta, ontem (11).

A expectativa é que, com o acesso assegurado, alguns planos possam caminhar com mais segurança em diversos âmbitos do clube, inclusive, com impacto financeiros. Recentemente, o clube apresentou, no Tribunal de Justiça (TJ) e no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), o seu Plano de Credores para o Regime Centralizado de Execuções (RCE).

Há também assuntos pendentes mais relacionados ao elenco. A permanência do atacante Navarro, por exemplo, ainda é uma incógnita. Um dos destaques desta Série B, Chay, por outro lado, não está neste embalo. Em agosto, ele renovou até 2024. Há a expectativa de o meia, que se recupera de uma lesão no ligamento do tornozelo direito, possa estar de volta contra o Operário:

"O Chay está em processo de recuperação. Já participou da fase de transição e de alguns treinamentos com bola. Teve um que ele foi muito bem, no outro já apresentou dificuldades. É ter tranquilidade para colocá-lo. Se ele tiver condições, há a possibilidade. Mas também pode acontecer de não estar pronto ainda".

A volta à Primeira Divisão também traz certo alívio nos bastidores à atual gestão. Eleito presidente no fim do ano passado, Durcesio Mello demonstrava confiança na classificação.

"Certamente estaremos na Série A, tenho convicção disso. O time vai chegar à Série A e não vai sair mais de lá. Digo isso porque estamos estruturando todo o Botafogo. O futebol está se organizando, e, por trás dos panos, estamos trabalhando para fazer o Botafogo grande de novo", apontou o mandatário, em entrevista em agosto, à BotafogoTV.

Botafogo