Topo

Série B - 2021

Botafogo empata com a Ponte e fica a três pontos de voltar à Série A

Carlinhos, do Botafogo, tenta cruzamento na partida contra a Ponte Preta, pela Série B do Brasileiro - KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
Carlinhos, do Botafogo, tenta cruzamento na partida contra a Ponte Preta, pela Série B do Brasileiro Imagem: KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/11/2021 20h55

Ponte Preta e Botafogo se enfrentaram na noite de hoje (11), no Moisés Lucarelli, com objetivos distintos na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste cabo de guerra, os dois lados igualaram forças e ficaram no empate sem gols.

Com o placar, a Macaca foi a 43 pontos e ainda tenta afastar de vez as chances de rebaixamento —o Londrina, primeiro na degola, tem 38. O Glorioso, por sua vez, permanece na liderança, agora com 63 pontos e precisa de mais três pontos para assegurar seu retorno à Série A sem depender de mais ninguém.

Na próxima rodada, a Ponte Preta visita justamente o Londrina, na segunda-feira (15). O Glorioso volta a campo no mesmo dia, no Nilton Santos, contra o Operário.

Quem foi bem - Ivan e Gilvan

O goleiro Ivan, da Ponte Preta, acabou se tornando um dos destaques da partida. Logo no início do jogo, fez grande defesa e evitou que o Botafogo abrisse o placar, o que poderia ter mudado o cenário da partida. O zagueiro Gilvan, do Botafogo, que entrou na vaga de Carli, fez partida segura.

Quem foi mal - Rodrigão e Oyama

Rodrigão não conseguiu ter a presença de área que era esperada. Mesmo com a Ponte construindo algumas jogadas, não fez a diferença. No Botafogo, por outro lado, Oyama, melhor em campo no clássico com o Vasco, não conseguiu repetir a boa atuação. Em algumas jogadas, segurou demais a bola não imprimiu o mesmo dinamismo demonstrado em São Januário.

Máscara da sorte?

Após sofrer uma pancada no rosto, o atacante Rafael Navarro atuou nas últimas partidas com uma máscara de proteção e acabou balançando a rede três vezes, uma delas no clássico com o Vasco. Nesta noite, atuou pela primeira vez sem a peça e chegou a marcar, mas o gol foi anulado por uma posição irregular na jogada.

Atuação da Ponte Preta

A Ponte Preta começou o duelo um pouco acanhada, mas, aos poucos, pela necessidade do resultado e aproveitando o fator casa, foi se soltando. As investidas pelas pontas geraram apreensão no Botafogo. A equipe de Gilson Kleina, porém, pecava no momento de arrematar as jogadas.

Atuação do Botafogo

O Alvinegro aplicou uma pressão inicial, mas o rendimento teve uma queda. Mais fechado, os visitantes apostaram nas saídas em velocidade, nos contra-ataques. No segundo tempo, houve uma tentativa de mudar a postura, mas as jogadas pareciam não fluir. A equipe não mostrava a mesma movimentação de partidas anteriores, principalmente no setor ofensivo.

Cronologia do jogo

Kanu, do Botafogo, finaliza na área da Ponte Preta após cobrança de falta - KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO - KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Ivan é o nome dele!

O jogo mal havia começado e o goleiro Ivan fez uma grande defesa. Após cobrança de falta, a bola sobrou para o zagueiro Kanu na cara do gol. Ele finalizou e o camisa 1 da Macaca, com reflexo, evitou a abertura do placar.

Jogo "preso"

O primeiro tempo foi agitado e equilibrado, mas sem encher os olhos. As equipes brigaram muito, mas não conseguiram criar oportunidades claras. A Ponte Preta ainda levou mais perigo nos avanços pelas alas, mas sem sucesso. O Botafogo, por sua vez, iniciou com mais ímpeto e depois caiu de rendimento. Fez a defesa adversária trabalhar em alguns contra-ataques.

Anulado

O Botafogo, em algumas jogadas mais entrosadas, conseguiu chegar à frente. O time balançou a rede com Navarro, mas o gol foi anulado por impedimento do lateral-esquerdo Carlinhos, autor do cruzamento para o camisa 99.

Que isso, Enderson?!

No fim do primeiro tempo, o técnico Enderson Moreira ficou pistola e acabou recebendo cartão amarelo. Ao apito final, saiu visivelmente contrariado.

Ponte Preta x Botafogo, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no Moisés Lucarelli - WAGNER SOUZA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - WAGNER SOUZA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: WAGNER SOUZA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Novo cenário

Na volta para o segundo tempo, a Ponte Preta esteve com uma presença maior no campo de ataque, apesar de o Botafogo ter mais a bola. Ainda nos primeiros minutos, foram três jogadas que animaram os torcedores.

Quase!

Ronald, opção de Enderson na etapa final, entrou e foi o autor da finalização mais perigosa do jogo. Após passe de Diego Gonçalves, ele dominou na área e bateu. A bola passou próximo à trave direita de Ivan.

No travessão

Em cobrança de falta, Carlinhos mandou a bola no travessão.

Tudo igual

No fim, a Ponte quase abriu o placar, mas Kanu apareceu no momento certo. Apesar da correria final de ambos os lados, o marcador não foi modificado.

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X 0 BOTAFOGO


Competição: Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Dia: 11 de Novembro de 2021, quinta-feira
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Márcio Iglésias Araújo Silva (PI)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Felipe Albuquerque, Rodrigão (PON); Enderson Moreira, Kanu, Oyama, Ronald (BOT)
Cartão vermelho: -
Gols: -

Ponte Preta: Ivan, Felipe Albuquerque, Fábio Sanches, Ednei e Rafael Santos; Yago, Marcos Júnior (Lucas Cândido) e Fessin (Camilo); Niltinho (Iago), Rodrigão e Moisés. Técnico: Gilson Kleina

Botafogo: Diego Loureiro, Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Carlinhos (Hugo); Luís Oyama, Pedro Castro (Barreto) e Marco Antônio (Matheus Frizzo); Warley (Ronald), Diego Gonçalves e Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira