Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Goleada do Botafogo é suprema humilhação para o Vasco

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 19h21

O clássico entre Botafogo e Vasco ontem (7), em São Januário, terminou em goleada por 4 a 0 para o time comandado por Enderson Moreira, que assumiu a liderança da competição e deixou o rival praticamente sem chances de acesso à Série A para a próxima temporada, atualmente apenas com a nona colocação e a oito pontos do atual quarto colocado, o Goiás, faltando quatro rodadas.

No podcast Posse de Bola #176, Mauro Cezar Pereira afirma que o resultado do clássico é humilhante para o Vasco ao considerar que o Botafogo atual está longe de viver seus momentos de grandes times, tendo um elenco apenas modesto e mais barato que o cruzmaltino.

"Essa derrota do Vasco para mim é uma suprema humilhação porque não estamos falando do Botafogo que fez o Juca virar botafoguense no Rio de Janeiro, estamos falando do Botafogo em um dos piores momentos de sua história, que é o Botafogo de novo na Série B, com uma dívida monstruosa e com um elenco muito modesto. O elenco do Botafogo é modesto, é barato, então isso até justifica os elogios ao Enderson, finalmente um bom trabalho, e a todos no clube, até a diretoria, todo mundo que soube fazer um trabalho interessante com poucos recursos", diz Mauro.

"Mas historicamente é um dos piores momentos do Botafogo e você conseguir, jogando a segunda divisão, com um elenco bem mais caro, perder da maneira que perdeu em casa e ali sepultar as suas chances de subir, só não vou dizer que é o fundo do poço porque o Cruzeiro estava arriscado a cair para a Série C até poucos dias atrás, não sei o que o Vasco reserva de ruim para o seu torcedor, mas é demais. Uma coisa é você tomar uma pancada de 4 de um adversário forte, um time forte, o Botafogo não é um time forte e foi 4 com pena, com dó", completa.

O jornalista afirma que o fracasso no Vasco passa por presidente, direção e também pelos jogadores, citando o argentino Germán Cano, por perder pênalti em jogo decisivo. Por outro lado, ele pontua que o Botafogo precisa se planejar para a próxima temporada para não correr o risco de apenas brigar para não cair, lembrando que a Chapecoense venceu a Série B de 2020 e hoje está virtualmente rebaixada novamente.

"Acho que o grande desafio do Botafogo agora é entender o que ele tem que fazer para o ano que vem, porque a Chapecoense ganhou também a Série B no ano passado, foi campeã e é o pior time disparado da Série A. Ou seja, essa transição é muito importante na hora de avaliar elenco, jogadores que servem para B e para a A não devem dar conta do recado, e o próprio técnico. Não vai trocar, claro que não vai trocar, não estou dizendo que tem que trocar, mas o início do ano, o Carioca, servem para fazer uma avaliação, o Botafogo tem que subir em qualidade o seu jogo para ser competitivo. Senão, está arriscado a virar aquilo que a Chapecoense é hoje", diz Mauro.

"É bem importante o Botafogo entender, de novo, a euforia do torcedor é ok, tem que ficar feliz da vida, claro. Agora, as pessoas do clube têm que entender isso, já é hora de começar a pensar no ano que vem, o Botafogo já subiu, é questão meramente agora matemática e saber quem vai ser o campeão, ele ou o Coritiba", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.