Topo

Botafogo

Como o Botafogo pode conseguir retorno para Série A na próxima rodada

Marco Antonio, do Botafogo, comemora o gol. Partida entre Vasco e Botafogo - ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO
Marco Antonio, do Botafogo, comemora o gol. Partida entre Vasco e Botafogo Imagem: ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2021 12h00

A goleada por 4 a 0 contra o Vasco, ontem (7), deu ao Botafogo não apenas a liderança da Série B, com 62 pontos, mas também a chance de confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro já na próxima rodada.

Com oito pontos a mais que o primeiro fora do G4, há apenas um cenário que já coloca o Alvinegro na Série A ao fim da rodada 35 da segunda divisão.

Para subir na quinta-feira

A arrancada precisa começar hoje (8) e o Fogão fica de olho em três times. Às 20h (de Brasília), na Ressacada, o CSA encara o Avaí. Na quarta-feira (10), às 19h (de Brasília), no Rei Pelé, o CRB recebe o Londrina. E também na quarta-feira, o Goiás joga contra o Coritiba no Hailé Pinheiro, às 21h30 (de Brasília).

Entre os dois alagoanos e o Goiás, apenas um pode vencer seu jogo. Assim, bastará que o Botafogo vença a Ponte Preta na quinta-feira (11), às 19h (de Brasília), no Moisés Lucarelli, que estará de volta à Série A.

Neste cenário o Botafogo iria a 65 pontos, com os primeiros fora do G4 ficando com, no máximo, 56. Seriam nove pontos de vantagem com mais três jogos em disputa. Mas os que poderiam somar 56 (Goiás se empatar com o Coritiba e Guarani caso vença Brasil de Pelotas) não passariam os cariocas por causa do número de vitórias.

Ou seja, se o Botafogo vencer e o quinto colocado tiver 56 pontos ou menos ao fim da rodada 35, o retorno estará garantido.

Caso não suba

Se não vencer a Ponte Preta, ou os resultados paralelos não ajudarem, o Botafogo não poderá confirmar retorno à Série A nesta rodada. Mas mesmo que não suba agora, a situação é bastante confortável.

A arrancada tem muito a ver com o trabalho de Enderson Moreira. O técnico assumiu comando do time 10 pontos atrás do G4. Com a goleada sobre o Vasco, assumiu a liderança do campeonato.

Sem ele, o aproveitamento do Botafogo era de 36% na competição. Considerando apenas os jogos sob comando do treinador, o aproveitamento é de 74%.

"São mais muitos anos como treinador. Tive conquistas importantes, momentos difíceis, mas me senti muito abraçado no Botafogo. Não só eu, mas toda comissão técnica. Me sinto um privilegiado de poder trabalhar aqui e oferecer isso a um clube de conquistas tão gloriosas. Disputar a Série B é muito difícil. Espero que o clube consiga seguir crescendo para que num futuro próximo volte a disputar grandes competições nacionais", falou Enderson.

Botafogo