Topo

OPINIÃO

Julio Gomes: Neymar é o brasileiro mais importante da história da Champions

Do UOL, em São Paulo

03/11/2021 13h07

O Paris Saint-Germain volta a jogar hoje pela Liga dos Campeões e o brasileiro Neymar é um dos destaques em partida na qual o clube francês não conta com a presença de Lionel Messi, que se recupera de dores musculares. E caso consiga marcar um gol, o camisa 10 do PSG entrará para a lista dos 15 maiores goleadores da competição europeia.

No UOL News Esporte, Julio Gomes chama a atenção para o fato de Neymar, ainda que muito criticado por suas atitudes e fatores extracampo, pode ser considerado o jogador brasileiro de maior relevância na história da Liga dos Campeões.

"É engraçado, o Neymar desperta tanto amor e ódio, eu pessoalmente não gosto de várias atitudes e da construção da carreira do Neymar em termos extracampo, pai, a saída do Santos, a ida para o Barcelona, mas o Neymar eu acho que a gente pode falar tranquilamente que é o jogador brasileiro mais importante da história da Champions League, ele é o jogador brasileiro mais relevante", diz Julio.

"Todos esses que a gente falou, Ronaldinho, Ronaldo, Romário, Rivaldo, todos eles acho que tiveram carreiras mais contundentes e principalmente na seleção do que o Neymar, mas no mundo dos clubes o Neymar é o brasileiro mais importante da Champions, acho que dá para falar isso, apesar de a gente muitas vezes não gostar de admitir esse fato", completa.

O jornalista considera que outros jogadores brasileiros se destacaram, como Ronaldinho Gaúcho, que foi protagonista no título de 2006, as atuações do ex-craque do Barcelona não foram tão duradouras.

"O Ronaldinho mudou a história do Barcelona, mas o Ronaldinho fez duas Champions muito boas, a de 2005 e a de 2006, em 2005 o Barcelona acabou usando eliminado pelo Chelsea do Mourinho, mas com aquele gol do Ronaldinho de biquinho, aquela coisa histórica lá em Stamford Bridge, e em 2006 foi campeão. Em 2007 já foi eliminado nas oitavas de final e aí tchau, o período do Ronaldinho brilhando na Champions e no próprio Barcelona foi um período muito intenso, mas muito curto", diz Julio.

"O Neymar a gente já está falando de Neymar há seis, sete anos e esse número de gols. Sem dúvida, ele precisa ser campeão com o PSG para essa discussão ser encerrada", conclui.