Topo

Tiago Nunes diz que árbitros de jogos do Ceará são 'sempre iniciantes'

Grêmio fez o desabafo após a partida contra o Fluminense - Pedro H. Tesch/AGIF
Grêmio fez o desabafo após a partida contra o Fluminense Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

31/10/2021 19h25

O técnico Tiago Nunes, do Ceará, se queixou dos recentes árbitros escalados pela Confederação Brasileira de Futebol para os jogos da equipe fora de casa e os classificou como 'iniciantes' e com 'pouca bagagem', mesmo após a vitória diante do Fluminense por 1 a 0 na Arena Castelão, hoje (31), em partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão.

A fala foi durante a coletiva após o jogo e o próprio técnico classificou como um desabafo e se desculpou. "Porque o Ceará sempre tem árbitros que ainda estão iniciando suas carreiras, que não tem grande bagagem em jogos fora de casa?. Eu gostaria de ter árbitros da FIFA fora de casa para termos uma paridade técnica nessa disputa", desabafou.

O treinador usou como exemplo a arbitragem de Paulo Cesar Zanovelli, que não expulsou Miranda após uma cotovelada e uma checagem do VAR na partida entre Ceará e São Paulo pela 26ª rodada. O jogo terminou 1 a 1.

"Eu tenho plena convicção de que se o Raphael Claus tivesse apitado o nosso jogo contra o São Paulo no Morumbi, o Miranda teria sido expulso depois que deu uma cotovelada no Mendonza. O VAR chamou para acusar a cotovelada, o árbitro foi lá, viu que era o Miranda e não expulsou porque era um árbitro de pouca bagagem e pouca experiência", disse Tiago.

O técnico ainda continuou falando que já reclamou sobre o assunto antes e que gostaria de ter árbitros da FIFA nas partidas também fora de casa. "Eu fiz uma reclamação no último jogo perguntando porque no Castelão são sempre árbitros da FIFA, de alto nível e alta qualidade e fora de casa não temos árbitros nesse mesmo padrão".

Na partida de hoje (31), jogando com um a menos desde o primeiro tempo, o Ceará segurou o 1 a 0 sobre o Fluminense na Arena Castelão (CE) e pôs fim a jejum de sete jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, se afastando da zona de rebaixamento. O gol do Vozão foi marcado pelo meia Vina, aos seis minutos do primeiro tempo, de pênalti.

Agora, o time do técnico Tiago Nunes abriu seis pontos de diferença para a temida zona de descenso. Já o Tricolor perdeu a oportunidade de ingressar no G-6, o grupo de classificação para a Copa Libertadores.

Na próxima rodada, o Ceará recebe o Cuiabá, domingo (7), no Castelão (CE), e o Fluminense encara o Sport, sábado (6), no Maracanã (RJ).