Topo

OPINIÃO

Mauro: Há muito tempo Neymar não joga futebol compatível com o status dele

Do UOL, em São Paulo

11/10/2021 18h53

A declaração de Neymar de que a Copa do Mundo de 2022 no Qatar poderia ser a sua última causou repercussão, mas ocorreu também em um momento no qual o jogador não atravessa seu melhor momento dentro de campo, na opinião de Mauro Cezar Pereira, que vê o atleta perdendo o protagonismo no Paris Saint-Germain para Mbappé na última temporada, além de poucas boas atuações pela seleção brasileira.

No podcast Posse de Bola #168, Mauro Cezar Pereira afirma que o futebol de Neymar está abaixo do esperado já há algum tempo, ainda que isso não seja o suficiente para que o técnico Tite o tire de campo na seleção brasileira, o deixando atuar durante os 90 minutos no jogo de ontem (10) contra a Colômbia.

"O mais importante é que ele não está jogando nada há um tempão, nada em relação a aquilo que ele pode jogar. Há muito tempo que não joga o futebol compatível com o jogador do status dele, com o potencial dele", diz Mauro Cezar.

"O técnico ontem até foi separar briga dele com o Mina, segundo relato do Eric Faria à beira do campo. Babá e segurança do Neymar, o comportamento de uma babá do Neymar, porque o Neymar é intocável, ele não sai do time, outros jogadores têm que assumir outras responsabilidades para que ele fique inteiramente à vontade, circulando pela faixa do campo que ele quiser, retendo a bola o tempo que ele quiser, insistindo em jogadas individuais que não têm dado em nada a maior parte do tempo", completa.

Mauro aponta que o último jogo no qual Neymar teve boa atitude em campo pela seleção foi na derrota para a Argentina na final da Copa América, quando procurou organizar o jogo, ainda que não tenha tido sucesso. Outro ponto que o jornalista cita é a projeção sobre estar ou não na Copa do Mundo de 2026 quando a de 2022 nem chegou ainda, considerando um desvio de foco.

"Eu acho também que é um desvio de foco quando vem com esse papinho de 'não sei se vou ter cabeça'. Cara, tem a Copa no ano que vem e o cara vem falar da outra Copa. Eu também não sei como vou ter cabeça em 2026, se eu vou estar vivo, o que vou estar fazendo. Quem sabe o que vai estar fazendo?",questiona.

"Qual o peso que isso tem? Qual a relevância? Parece mais uma vitimização do pobre menino rico, que vive cercado de parças, cercado daquelas pessoas que o bajulam, que não têm nada a dizer. Eu não lembro de uma entrevista do Neymar que tivesse um conteúdo interessante, que ele dissesse algo relevante. É um personagem absolutamente oco, vejo desta forma, vazio, um cara que você não vê nada, nenhum posicionamento com relação a todas as questões que um popstar como ele poderia se envolver pensando no coletivo, na sociedade, no bem das pessoas. Não, ele só vive com aquela vida dele, aparece com aquelas roupas excêntricas, diferentão", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.