PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Pato sofre com lesões e tem apenas um jogo em sete meses nos EUA

Alexandre Pato se lesionou logo na sua estreia e está parado há seis meses sofrendo com lesões - Divulgação/Orlando City
Alexandre Pato se lesionou logo na sua estreia e está parado há seis meses sofrendo com lesões Imagem: Divulgação/Orlando City

Bernardo Gentile

Do UOL. no Rio de Janeiro

17/09/2021 04h00

Não chega a ser uma novidade. Na realidade, problema com lesões tem sido uma situação crônica na carreira de Alexandre Pato. No Orlando City, não é diferente. Após ser anunciado em fevereiro, o atacante demorou um mês para entrar em forma e estreou em grande estilo. Com direito a um pouco de tudo: melhor em campo, gol perdido e lesão.

Inicialmente, não se sabia a gravidade da lesão. As primeiras informações eram de um problema na coxa, mas não foi nada disso. Foi o joelho direito de Pato que entrou para a lista de partes do seu corpo que o impediram de dar sequência à carreira. Após um mês, já em junho, houve a conclusão que o brasileiro precisaria passar por uma cirurgia.

Alexandre Pato sofreu lesão na coxa direita em estreia pelo Orlando City - Divulgação/Orlando City - Divulgação/Orlando City
Imagem: Divulgação/Orlando City

Após a intervenção, Pato teve nova empreitada no departamento médico. A expectativa era de recuperação rápida, o que aconteceu. O problema é que o tempo de inatividade teve consequências. Curado do joelho, o brasileiro tem sofrido com lesões musculares ao intensificar os treinamentos.

O mês de setembro, no entanto, parece virar essa página. Em seu Instagram, o atacante já mudou o tom das postagens. No lugar de mensagens de fé, ele já utiliza frases mais diretas projetando o retorno aos gramados.

"Feliz por estar próximo de voltar. Quase totalmente recuperado para me juntar aos meus companheiros", disse na rede social no dia 1º de setembro.

Um jogo em 14 meses

Antes de chegar ao Orlando City, Alexandre Pato teve nova passagem pelo São Paulo. Em 2020, no entanto, ele não deixou saudade no Morumbi. Foram 13 jogos no total e quatro gols marcados. A última vez que entrou em campo pelo Tricolor foi contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista, no dia 29 de julho.

Ou seja, foram seis meses sem entrar em campo até ser anunciado pelo Orlando City, onde treinou por um mês antes de estrear e se lesionar gravemente. Pato se machucou já no fim do empate com o Atlanta United e essa foi a única vez que ele jogou uma partida nos últimos 14 meses.

Alexandre Pato toma 'torta na cara' em brincadeira com Rebeca Abravanel - Instagram - Instagram
Pato tem se destacados nas redes sociais ao lado da mulher Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos
Imagem: Instagram

Ainda não há uma previsão exata de quando Pato, que completou 32 anos há duas semanas, estará de volta. O brasileiro, inclusive, virou motivo de debate na mídia italiana recentemente. O jornal "Gazzetta dello Sport" fez um balanço da carreira do jogador revelado pelo Internacional e com ótima passagem pelo Milan ainda no início da carreira.

A publicação italiana avaliou que Pato possui um "talento infinito" e que parecia "destinado a se tornar uma estrela do futebol mundial", mas que não cumpriu todas as expectativas colocadas sobre sua carreira.

"Após deixar o Milan, em suas longas andanças entre Espanha, Inglaterra, China e Brasil, [Pato] sempre foi condicionado por um físico robusto e, ao mesmo tempo, frágil. Reza a lenda que o excesso de exercícios o penalizou. Há quem diga que é uma questão de DNA", analisou a publicação.

Sem uma resposta definitiva para a queda de Alexandre Pato, o jornal recordou que o atacante sofreu com lesões nas últimas temporadas, jogando uma média de 22 jogos por ano desde 2018, ano em que brilhou com a camisa do Tianjin Tianhai (CHN), marcando 15 gols em 23 jogos.

Futebol