Topo

Internacional

Invicto há 6 jogos, Inter "olha para cima" e ganha identidade no Brasileiro

O Inter de Patrick vive arrancada no Campeonato Brasileiro - Ricardo Duarte/Inter
O Inter de Patrick vive arrancada no Campeonato Brasileiro Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/09/2021 04h00

O Internacional venceu o Sport, ontem (13), na Ilha do Retiro, por 1 a 0. Com mais três pontos na classificação, o técnico Diego Aguirre viu uma mudança de perspectiva dentro do Brasileiro. E não é apenas a rotina de jogos ou a soma de pontos que indicam um destino positivo ao Colorado. Invicta há seis partidas, a equipe encontrou identidade e se vê pronta para voos mais altos.

"Agora começamos a olhar para cima, para a zona da Libertadores, então muda muita coisa com essa vitória. Não é qualquer vitória, é importantíssima", disse Aguirre, em entrevista coletiva, após reconhecer que o time não jogou bem, mas conseguiu o resultado em Recife.

A vitória simples foi a terceira na fila de seis partidas de invencibilidade. Além do Sport, o Colorado bateu Fluminense e Flamengo — empatou com Atlético-GO, Cuiabá e Santos.

Considerando partidas pelo Brasileirão e pela Libertadores, dos últimos 11 compromissos, o Inter perdeu apenas um: para o Athletico Paranaense. Venceu quatro e empatou seis.

A boa fase não fica evidente apenas nesses resultados. A identidade encontrada pela equipe também é facilmente perceptível nas estatísticas. O Colorado abandonou o estilo de Miguel Ángel Ramírez, seu técnico anterior, que marcava muitos gols e sofria na mesma medida. Agora, a defesa é sólida e o caminho para o ataque é a transição em velocidade.

Em quatro dos últimos seis jogos, o Inter não sofreu gols. Neste recorte de partidas, a rede da meta de Daniel foi estufada apenas quatro vezes, duas pelo Santos, duas pelo Fluminense. No sentido contrário, o Colorado fez 11 gols, média de quase dois por compromisso.

"Tenho certeza que vamos apresentar um futebol ainda melhor. Como foi contra o Flamengo, contra o Fluminense, e até em jogos que não ganhamos. Temos que continuar pegando confiança. O Inter, para mim, está em uma fase positiva, estamos tentando ser protagonistas e estar nas posições que queremos", explicou Aguirre.

E isso se reflete na classificação. O Colorado pulou para o nono lugar, tem 26 pontos, apenas três a menos que o Corinthians, atualmente sexto colocado e último na linha de classificação para a próxima Libertadores. Mas tanto o Timão, quanto os dois times logo abaixo — Fluminense e Cuiabá — já jogaram 20 partidas. O Inter disputou só 19, já que o duelo com o Red Bull Bragantino foi adiado.

Na próxima rodada, contando com resultados combinados, é possível até ingressar no tão sonhado G-6. O rival será o Fortaleza, no Beira-Rio, no domingo. Dourado e Palacios, que cumpriram suspensão, poderão voltar ao time.

Internacional