PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Fortaleza busca ampliar recorde nordestino diante de um Bahia em crise

Benevenuto comemora com Lucas Crispim gol marcado pelo Fortaleza - LUCA ERBES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Benevenuto comemora com Lucas Crispim gol marcado pelo Fortaleza Imagem: LUCA ERBES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

04/09/2021 16h57

Classificação e Jogos

O Fortaleza tem 33 pontos conquistados em 18 rodadas do Campeonato Brasileiro. É a melhor campanha de uma equipe nordestina até esse estágio da competição. Hoje (4) em território inimigo, o Leão do Pici tenta encerrar seu primeiro turno ampliando ainda mais esse feito.

O recorde anterior de uma equipe nordestina pertencia ao Vitória, rival estadual do Bahia e destronado pela equipe cearense ainda na rodada passada, quando o time empatou em 0 a 0 com o Cuiabá, na Arena Castelão.

Apesar do resultado não ter sido muito comemorado pelos torcedores e a chance de encerrar o primeiro turno sem chances de deixar o G-4 ter sido desperdiçada, ao menos garantiu a equipe a o título de melhor campanha de um clube nordestino no primeiro turno do Brasileirão de pontos corridos, superando a do Vitória.

Em 2008, o Vitória possuía 32 pontos e ocupava a 5ª posição durante a 19ª rodada, enquanto o Fortaleza encerrou a 18ª rodada deste ano com 33 pontos e na 3ª colocação, sendo postulante direto ao título desta edição e podendo encerrar a 19ª rodada com 36 pontos somados.

Partida que marcou estreia de Lucas Lima pelo Leão terminou empatada - CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Partida que marcou estreia de Lucas Lima pelo Leão terminou empatada
Imagem: CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Além do feito inédito para uma equipe da região, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda também esteve entre os quatro melhores clubes da competição em 16 rodadas. Além disso, a equipe fechou o primeiro turno invicta dentro de casa.

A oportunidade de ampliar esses números, no entanto, pode ser considerada fácil ou difícil, a depender do ponto de vista. Em crise, o Bahia não vence no Campeonato Brasileiro há oito jogos, sendo o último triunfo há quase dois meses, contra o Juventude, por 1 a 0.

Depois da vitória diante do Juventude, a equipe que foi campeã da Copa do Nordeste deste ano entrou em uma maré de azar e foi eliminada da Copa do Brasil, brigando rodada a rodada contra o Z-4 e trocando de técnico. Com essa série de resultados, o Fortaleza está prestes a encarar uma equipe em péssimo momento, mas que tem por obrigação voltar a vencer.

Futebol