Topo

Gilberto se torna o jogador de time nordestino com mais gols no Brasileirão

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/08/2021 20h42

Alguns nomes se firmaram no futebol nordestino pelo poder de fogo país afora e hoje (15), foi a vez do atacante Gilberto, do Bahia, conseguir um feito importante para a região e para sua carreira. Na partida contra o Atlético-GO o alagoano chegou a 39 gols marcados na Série A do Campeonato Brasileiro pelo clube e igualou Ramon, que jogou no Santa Cruz na década de 70 entre os maiores goleadores de times do Nordeste na elite do futebol brasileiro.

Apesar de Gilberto alcançar tal número, o Bahia não conseguiu a vitória diante do Dragão e perdeu de virada por 2 a 1 no estádio Pituaçu, em Salvador, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe aumentou ainda mais seu jejum e chegou a seis partidas sem vencer, permanecendo com 18 pontos e na 12º colocação.

Embora derrotado, Gilberto, que marcou aos 25 minutos da primeira etapa arriscando de muito longe e mandando no ângulo de Fernando Miguel, quebrou um jejum de oito jogos sem marcar pela equipe.

Antes da partida deste domingo, a última vez em o atacante havia balançado as redes para o Bahia foi no dia 4 de julho, no triunfo por 2 a 0 sobre a Chapecoense na Arena Condá, pela 9ª rodada do Brasileirão.

Outro feito importante para o atacante foi assumir a ponta da artilharia do Brasileirão com oito gols marcados, ao lado de Bruno Henrique, do Flamengo, que marcou na vitória da equipe sobre o Sport por 2 a 0.

Nascido em Piranhas, no interior de Alagoas, o centroavante também é o terceiro maior artilheiro da Copa do Nordeste, com 22 gols marcados. Ele está empatado com Nonato e vê Cristiano Alagoano e Sérgio Alves à frente —cada um tem 25 gols.

Na próxima rodada, o Bahia encara o Grêmio, sábado (21), às 21h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.