Topo

São Paulo

Saiba como joga Gabriel Neves, novo reforço do São Paulo

Gabriel Neves, do Nacional, disputa bola com Gonzalo Montiel, do River Plate - Pool/Getty Images
Gabriel Neves, do Nacional, disputa bola com Gonzalo Montiel, do River Plate Imagem: Pool/Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 04h00

A chegada de Gabriel Neves ao São Paulo levantou a dúvida sobre qual função ele poderia exercer no time comandado por Hernán Crespo. Jogador de bom passe e movimentação constante entre defesa e ataque, o uruguaio tem um estilo de jogo semelhante ao de Igor Liziero, apesar de às vezes atuar como primeiro volante pelo Nacional, do Uruguai.

A escalação como primeiro volante acontece, normalmente, para qualificar a saída de bola. Por vezes no Nacional, Neves se encaixava entre os dois zagueiros para ajudar no início das jogadas.

Mapa de calor de Gabriel Neves na Libertadores - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Mapa de calor de Gabriel Neves na Libertadores
Imagem: Reprodução/SofaScore

O mapa de calor de Gabriel Neves nos três jogos que fez com o Nacional na última Libertadores exemplifica bem a atuação do meio-campista. Assim como entra na área de defesa para pegar a bola, ele vai até depois do meio de campo para servir aos companheiros.

Quando joga como segundo volante, Neves funciona como uma espécie de armador recuado, lançando para o ataque. Apesar de destro, o atleta de 24 anos também tem facilidade para jogar com a perna esquerda.

"Gabriel Neves tem características muito interessantes. Ele se parece muito com Bruno Guimarães [volante do Lyon e da seleção brasileira], muitas coisas são semelhantes entre eles. O deslocamento dele também é muito interesse. Ele chega ao ataque, mas também ajuda na defesa. Para usar a seleção brasileira como exemplo, ele é capaz de jogar na posição do Casemiro ou mais à frente, fazendo a função do Fred", explica o jornalista uruguaio Guillermo Lorenzotti, da rádio "Oriental 770".

Gabriel Neves é um dos destaques do Nacional desde as categorias de base. Na atual temporada, no entanto, acabou perdendo espaço em meio ao início ruim do time no torneio nacional e as especulações sobre o futuro. Ele não começa um jogo como titular desde meados de julho.

No início da temporada, ele chegou a negociar com o São Paulo, mas as conversas não evoluíram. Agora, ele deixa o clube que o revelou para ser o 18º uruguaio da história do São Paulo.

"É um jogador muito interessante. Eu acho que pode conseguir conquistar coisas importantes no São Paulo", completa Lorenzotti.

São Paulo