PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Melhor mandante, Botafogo tem 5ª pior campanha fora de casa na Série B

Jogadores de Guarani e Botafogo disputam lance em jogo pela Série B - LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores de Guarani e Botafogo disputam lance em jogo pela Série B Imagem: LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2021 04h00

Nas últimas semanas, a cada rodada da Série B, a torcida do Botafogo sente o G4 mais próximo, mas as atuações fora de casa têm impedido que a equipe de fato volte para a zona de acesso à elite do Brasileirão. Melhor mandante da competição, o Glorioso tem a quinta pior campanha quando atua longe de seus domínios. Ontem, o time carioca ficou no empate por 1 a 1 com o Guarani, fora de casa.

A equipe alvinegra disputou nove partidas em casa, sete no Engenhão e dois no Raulino de Oliveira, e soma sete vitórias, um empate e apenas uma derrota. Os 16 gols a favor e cinco sofridos como mandante resultam no aproveitamento de 81,5%.

Atuando fora de casa, porém, a situação é oposta: de dez jogos, o Fogão perdeu cinco, empatou quatro e ganhou um, com nove gols a favor e 15 contra. Neste contexto, o time aproveitou 23,3% dos pontos disputados. Nenhum outro clube apresenta tanta disparidade entre as campanhas dentro e fora de casa nesta edição do campeonato.

Somente quatro equipes possuem uma campanha pior quando jogam como visitantes: Brasil de Pelotas, Confiança, Vitória e Ponte Preta. Dessas, três estão na zona de rebaixamento na tabela de classificação (os três primeiros citados).

Após o empate diante do Guarani na noite de ontem (18), o lateral direito Daniel Borges comentou sobre a importância de somar pontos fora de casa. "Poderíamos sair com os três pontos, mas, para o time que quer subir, temos que pontuar fora de casa. Conseguimos um ponto. Não vamos reclamar porque pode ser importante lá na frente".

Sequência com Enderson é de time campeão

Se o Botafogo tem oscilado a depender do palco de suas partidas, a ótima sequência sob o comando do técnico Enderson Moreira pode animar os torcedores da equipe de General Severiano.

Com o jogo contra o Guarani, já são sete partidas do time desde a chegada do treinador, com cinco vitórias, uma derrota e o empate ante o Bugre, em Campinas; foram nove gols feitos e dois sofridos. O aproveitamento de 76% do comandante alvinegro renderia a primeira posição isolada nesta Série B.

Na próxima rodada, começando o segundo turno, o Glorioso recebe o Vila Nova, às 11h do domingo (22), no Engenhão.

Futebol