Topo

Vasco

Campeões olímpicos, Lucão e Ricardo Graça são homenageados pelo Vasco

Lucão e Ricardo Graça receberam homenagem do Vasco após ouro olímpico em Tóquio - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br
Lucão e Ricardo Graça receberam homenagem do Vasco após ouro olímpico em Tóquio Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/08/2021 19h31

Medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o goleiro Lucão e o zagueiro Ricardo Graça foram homenageados, hoje (17), pelo Vasco. Acompanhados dos respectivos familiares, eles receberam um quadro comemorativo, uma carta de agradecimento e uma camisa com patch personalizado, o mesmo utilizado na vitória por 1 a 0 sobre o Vila Nova, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Após as Olimpíadas, Ricardo Graça foi relacionado para o duelo com o Remo, na última sexta-feira, enquanto Lucão ficará à disposição a partir do confronto com o Londrina, amanhã, em São Januário — e é cotado para ocupar a vaga do suspenso Vanderlei.

"Essa é uma homenagem que preparamos com todo carinho para dois jogadores que colocaram o nome do Vasco no lugar mais alto na principal competição esportiva. Conquistar uma medalha olímpica não é fácil, poucos no país conseguem esse feito, então temos orgulho em possuirmos no nosso elenco dois campeões olímpicos. Ricardo e Lucão são referências dentro e fora de campo", disse o presidente Jorge Salgado, em entrevista ao site oficial.

Lucão foi descoberto pelo Cruz-Maltino em 2013, e passou por todas as seleções brasileiras de base antes de chegar ao time olímpico. Ele dedicou a medalha à família e lembrou o pai Alexandre Galdino, que faleceu em 2019 em decorrência de um infarto.

Goleiro Lucão recebe homenagem do Vasco após ouro olímpico em Tóquio - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br
Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

"Como disse lá atrás, quando soube da convocação, disputar uma Olimpíada era um sonho que alimentava dentro de mim. Participar dela então, ser campeão, ganhar a medalha de ouro, é algo indescritível. Dedico essa conquista para os meus familiares, em especial minha mãe, que está aqui comigo, e meu pai, que com certeza está lá no céu torcendo por mim. Sem o apoio deles, não teria conseguido", afirmou, ao lado da mãe, Vanda Galdino.

Já Ricardo Graça, que chegou a São Januário em 2009, recebeu a primeira oportunidade com a amarelinha no final do ciclo olímpico, e a boa participação no Pré-Olímpico o fez ganhar pontos com o técnico André Jardine.

Zagueiro Ricardo Graça recebe homenagem do Vasco após ouro olímpico em Tóquio - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br
Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

"Chegar na Seleção Brasileira e vestir a camisa amarelinha é o sonho de qualquer jogador. E eu não só consegui realizar isso como também fui campeão pelo meu país. Vou guardar esse momento para sempre. É o ápice da minha carreira até aqui. Ao contrário do ano passado, no Pré-Olímpico, eu não estava tão confiante na convocação, mas minha família fazia questão de manter essa chama acesa em mim. A primeira coisa que fiz foi ligar para eles. Não há nada mais gratificante que voltar para casa com essa conquista. Eles fazem parte dela, o Vasco faz parte dela. Estou muito feliz", garantiu o zagueiro, que esteve ao lado do pai Luiz Eduardo, da mãe Marcelle, da esposa Stephanye e da filha Luísa.

O Vasco também preparou homenagens para Douglas Luiz e Paulinho, crias da base do clube e que também conquistaram a medalha de ouro em Tóquio. Porém, como foram diretamente para a Europa após o término da competição, eles vão receber ao final do ano, quando estiverem no Brasil.

Vasco