Topo

Barcelona

Bomba mundial e fim de uma era: Messi fora do Barça repercute em jornais

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/08/2021 15h13Atualizada em 05/08/2021 19h52

O Barcelona confirmou a saída de Lionel Messi. A novidade tomou conta dos jornais em todo o mundo, que repercutiram o fim da era do argentino na equipe catalã, que durou 17 temporadas. Ao todo, o ex-camisa 10 participou de 778 jogos, fez 672 gols e conquistou inúmeros títulos individuais e em grupo.

O jornal 'Olé' classificou o ocorrido como uma "bomba mundial". Na chamada da matéria, o periódico argentino disse: "O fim de uma lenda. E agora?". Já o 'Clarin', também tratou o assunto como uma "comoção no futebol".

Na Europa, o jornal espanhol 'As' reforçou a tentativa do clube em tentar a permanência do seu ídolo, mas, após a negativa, a saída foi dada como: "Messi já é história em Barcelona."

Já o 'RMC', da França, disse que o comunicado em questão estremeceu as estruturas do mundo futebolístico: "É um terremoto no planeta do futebol: o Barça anuncia a saída de Lionel Messi". O 'L'Equipe' também noticiou como "O desfecho da novela. Messi não continuará sua aventura em Barcelona".

Ainda entre os franceses, o 'Le Parisien' foi mais tratou o assunto como 'inesperado e brutal': "O divórcio: Um final inesperado e brutal após 21 anos e dezenas de troféus."

Ainda no Velho Continente, o italiano 'Gazzetta dello Sport' disse que a negociação entre Messi e Barcelona passou por uma reviravolta sensacional e o mercado da bola se prepara para algo inacreditável: "Há algo de sensacional no que tem acontecido na Espanha nas últimas horas. A renovação de Lionel Messi pelo Barcelona, que até poucas horas antes tinha sido abandonada, passa por uma reviravolta sensacional. E o mercado se prepara para um choque que seria inacreditável", dizia a publicação.

Confira o comunicado divulgado pelo Barcelona:

"Apesar de ter chegado a um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi e com a clara intenção de ambas as partes de assinarem hoje um novo contrato, este não pode ser formalizado devido a obstáculos económicos e estruturais (regulamento da LaLiga espanhola Diante desta situação, Lionel Messi não mais tempo ligado ao FC Barcelona. Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos do jogador e do clube não possam finalmente ser satisfeitos. O Barça agradece de todo o coração a contribuição do jogador para a valorização da instituição e deseja-lhe o melhor em sua vida pessoal e profissional. "

A trajetória

Messi chegou ao Barcelona em setembro de 2000, com apenas 13 anos, após ser descoberto nas categorias de base do Newell's Old Boys. O jogador passou por todos os estágios no clube até fazer a sua estreia com apenas 17 anos, em 2004. O primeiro jogo do futuro craque no time principal foi ao lado de Ronaldinho Gaúcho.

Messi deixa o Barcelona como maior jogador da história do clube. Foram 672 gols em 778 jogos. Entre os principais conquistas estão os quatro títulos da Liga dos Campeões e 10 troféus do Campeonato Espanhol.

Futuro

Agora, a expectativa gira em torno do novo clube de Messi. O Manchester City, de Pep Guardiola, e o PSG, de Neymar, foram apontados como possíveis destinos para o craque.

Barcelona