PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

Quem é Juan, o centroavante que o São Paulo subiu das categorias de base

Juan, em ação pelo sub-20 do São Paulo - Miguel Schincariol/São Paulo FC
Juan, em ação pelo sub-20 do São Paulo Imagem: Miguel Schincariol/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

04/08/2021 04h00

Classificação e Jogos

As tentativas frustradas por Jonathan Calleri e Darío Benedetto fizeram com que o São Paulo tivesse que recomeçar a procura por um centroavante para Hernán Crespo. Enquanto isso, o clube tenta encontrar a solução dentro de casa, no CT da base, em Cotia (SP). O jovem Juan, de 19 anos, deve integrar o elenco profissional a partir da próxima semana.

Um dos destaques do time sub-20, comandado por Alex, o atacante foi escolhido por Crespo para fazer parte da delegação que viajará para os jogos contra o Vasco, pela Copa do Brasil (hoje, 4), e Athletico, pelo Brasileirão (sábado, 7).

Juan está no São Paulo desde 2018 e já teve uma chance no time profissional. Fernando Diniz, então técnico da equipe paulista, escalou um time completamente reserva para a última rodada do Brasileirão de 2019, contra o CSA, em Maceió. Juan foi o atacante titular.

O jovem, inclusive, participou do gol marcado por Igor Vinícius, hoje eleito substituto de Daniel Alves, na ocasião. Vindo de trás, ele recebeu um cruzamento rasteiro da esquerda e chutou para a defesa Jordi. No rebote, o lateral-direito mandou para o fundo das redes. O São Paulo venceu por 2 a 1.

Juan tem atuado como centroavante no sub-20, mas também é capaz de jogar pelos lados do campo. O jovem é bem cotado pelas pessoas que trabalham no CT de Cotia. Ele é considerado um atleta muito seguro e com potencial para dar certo no profissional. Aos 19 anos, tenta repetir o caminho feito por Marquinhos, que é um ano mais jovem. No profissional há pouco mais de um mês, o jovem conquistou a confiança de Crespo e já atuou em dez partidas, sendo três como titular, antes de se lesionar contra o Palmeiras.

O novo centroavante são-paulino vinha sendo titular de Alex no time sub-20. Em nove rodadas pelo Brasileiro da categoria, ele marcou cinco gols e deu três assistências. O São Paulo é o atual líder invicto do Brasileirão da categoria. No sub-17, onde jogou em 2018 e 2019, marcou 13 gols em 23 jogos, sendo campeão paulista.

Juan chega ao time profissional em uma posição sem dono indiscutível. Pablo, artilheiro da temporada, perdeu espaço nos últimos meses. Já Eder, que vinha sendo titular, ainda se recupera de uma lesão muscular. Em alguns momentos, Crespo chegou a improvisar Vitor Bueno na posição, mas o camisa 12 pouco agradou.

FICHA TÉCNICA
VASCO X SÃO PAULO

Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e hora: 4 de agosto de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio de São Januário (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Michel Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Vasco: Vanderlei, Léo Matos, Leandro Castán, Miranda e Zeca; Bruno Gomes, Andrey, Sarrafiore; Pec, Léo Jabá e Cano. Técnico: Lisca.

São Paulo: Volpi; Bruno Alves, Miranda, Léo; Igor Vinícius, Liziero, Rodrigo Nestor (Luan), Benítez, Reinaldo (Welington); Rigoni e Pablo. Técnico: Hernán Crespo

São Paulo