Topo

Fortaleza volta a bater CRB e avança às quartas de final da Copa do Brasil

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/08/2021 18h26

O Fortaleza venceu o CRB por 1 a 0 na tarde de hoje (4), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil e avançou às quartas de final do torneio. O gol da partida foi marcado por Wellington Paulista, aos 47 do primeiro tempo. Na partida de ida, o Leão venceu os alagoanos por 2 a 1, na Arena Castelão. Wellington, aliás, foi o senhor do confronto, depois de já ter anotado os dois gols da equipe cearense no primeiro triunfo.

O Fortaleza vai conhecer seu adversário das quartas no dia 6 de agosto, às 15h (horário de Brasília). A CBF TV transmitirá o sorteio no site da organização, nas redes sociais e no Youtube. Pelo calendário, os jogos de ida e volta da fase devem acontecer entre o fim de agosto e o começo de setembro. Com isso, a expectativa é que os jogos aconteçam em 24, 25, e 26 ida e 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, os da volta.

Segunda vez na história

Com a eliminação do Galo da Praia, o Leão chegou às quartas de final da Copa do Brasil pela segunda vez na sua história, repetindo o feito de 2001, em que eliminou outro nordestino, o Bahia, e enfrentou a Ponte Preta na etapa seguinte, para ser eliminado. Além do feito, o clube embolsou a cota televisiva em forma de premiação de R$ 3,45 milhões.

Bolas murchas em campo

Com menos de dois minutos de partida, o árbitro Sávio Pereira Sampaio precisou trocar duas vezes a bola colocada em campo. Com alguns segundos do apito inicial, os jogadores reclamaram da falta de pressão nas redondas. Um minuto depois, o mesmo aconteceu.

O jogo

Os primeiros 30 minutos de jogo foram com o CRB sempre tentando atacar pelo lado direito com Reginaldo, Jean Patrick e Diego Torres, mas sem conseguir finalizar as bolas. O Fortaleza, por outro lado, aprendeu com os erros do jogo de ida, no qual pouco criou jogadas, e passou a apostar em toques de primeira para conseguir ameaçar o goleiro Diogo Silva, principalmente com jogadas iniciadas por Tinga.

Marcelo Boeck de boa

O Fortaleza não tomou conhecimento do CRB durante boa parte do jogo. "Destaque" para Marcelo Boeck que só foi acionado pela primeira vez aos 38 minutos da primeira etapa. A chance mais perigosa para o time da casa foi com Nicolas Careca na cara do gol. O centroavante do CRB bateu, mas o goleiro tricolor fechou o espaço.

WP9 decide de novo

O autor dos dois gols no jogo de ida, Wellington Paulista apareceu para decidir mais uma vez na volta. Depois de cruzamento de Yago Pikachu, WP9 bateu rasteiro e a bola morreu no canto esquerdo de Diogo Silva. Com o gol, o atacante se junta a Pablo, do São Paulo, Vanílson, do Manaus, e Rossi, do Bahia na artilharia da competição, com quatro gols marcados.

CRB ataca e Fortaleza se fecha

O técnico Allan Aal colocou em campo um time mais ofensivo na segunda etapa, mesmo sem realizar substituições durante o intervalo. A equipe até tentou criar jogadas, mas sempre parava na defesa do Leão do Pici que se fechou após abrir o marcador e garantir a classificação.

Lucas Crispim, do Fortaleza, disputa lance em partida contra o CRB - Celio Junior/AGIF - Celio Junior/AGIF
Lucas Crispim, do Fortaleza, disputa lance em partida contra o CRB
Imagem: Celio Junior/AGIF

Júnior Brandão estreia pelo Galo

Júnior Brandão estreou pelo CRB depois de quase um mês de espera. O atacante, que foi anunciado para ser o homem-gol chegou por empréstimo do Ludogorets, da Bulgária, e foi contratado no início de julho, mas só apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF na última segunda-feira (2). Ele entrou no lugar de Nicolas Careca, aos 20 minutos da segunda etapa.

Chances no final

Apesar de precisar fazer dois gols para ir aos pênaltis, o CRB não abaixou a cabeça e tentou igualar o placar nos minutos finais. Allan Aal colocou quatro atacantes em campo: Erik, Ewandro, Calyson e Brandão e consequentemente ficou sem um armador. Toda ofensividade, no entanto, não surtiu efeito e a equipe pouco criou. O Fortaleza, por outro lado, tentou ampliar ainda mais o placar com chutes de longe com Matheus Vargas, mas também não conseguiu marcar.

FICHA TÉCNICA:

CRB (1) 0 x 1 (3) FORTALEZA

Motivo: Oitavas de final da Copa do Brasil - 2º jogo
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió (AL)
Data e hora: 04/08/2021 (quarta-feira), às 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Cartões amarelos: Diego Torres (CRB), Nicolas Careca (CRB), Carlos Jatobá (CRB), Éderson (FOR)
Gols: Wellington Paulista, aos 47/1ºT (FOR)

CRB: Diogo Silva, Reginaldo, Gum, Caetano, Mathã, Romão, Jajá (Erik), Jean Patrick (Carlos Jatobá), Careca (Júnior Brandão), Diego Torres (Calyson) e Bressan (Ewandro). Técnico: Allan Aal.

Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Jackson, Wellington Paulista (Osvaldo), Lucas Crispim (Bruno Melo), Ederson (Matheus Jussa), Ronald, Felipe (Matheus Vargas), David (Robson), Yago Pikachu e Titi. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.