PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Com dois de Wellington Paulista, Fortaleza vence CRB pela Copa do Brasil

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

29/07/2021 18h36

Classificação e Jogos

O Fortaleza venceu o CRB por 2 a 1 na tarde de hoje (29), na Arena Castelão, no Ceará, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, o Leão do Pici precisa apenas de um empate para garantir uma vaga na próxima fase do torneio. Nicolas Careca, do Galo, marcou aos 41 minutos do primeiro tempo, enquanto Wellington Paulista fez duas vezes, batendo pênalti, aos 26 e aos 32, para os mandantes no segundo tempo.

O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira (4), no mesmo horário, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Antes disso, o Fortaleza entra em campo contra o Ceará, no domingo (1º), às 20h30, na Arena Castelão, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O CRB pega a Ponte Preta, no mesmo dia, às 18h15, pela Série B, no Rei Pelé.

Ataque contra defesa (e contra-ataque)

A partida foi dominada pelo Fortaleza durante os primeiros 20 minutos, com a equipe comandando as jogadas de ataque, enquanto o CRB permanecia na defesa. O Galo alagoano, por outro lado, apostou nos contra-ataques para buscar o resultado positivo. A tática surtiu efeito aos 41 do primeiro tempo quando a equipe conseguiu encaixar um contra-ataque e abrir o placar com Nicolas Careca.

A segunda etapa não foi tão diferente da primeira e o Fortaleza continuou dominando as jogadas, mas só começou a ficar mais dinâmica nos minutos finais depois que os técnicos de ambas as equipes realizaram mudanças no ataque. Em duas oportunidades de pênalti, em lances praticamente consecutivos, Wellington Paulista aproveitou as chances e marcou para o Leão.

Sem favoritismo

O CRB está se especializando em acabar com os favoritismos deste ano. A equipe alagoana eliminou, na última fase, o atual campeão do torneio, o Palmeiras, por 4 a 3 nos pênaltis depois de empatar no placar agregado por 1 a 1. Precisando vencer por apenas um gol para ir aos pênaltis no próximo jogo, o CRB adiou para a próxima semana a chance de fazer sua melhor campanha na Copa do Brasil contra o favorito Fortaleza.

Arbitro de vídeo entra em cena

Em disputa de bola entre David e Reginaldo aos 12 minutos, o lateral direito tricolor errou e acertou o jogador do Fortaleza, que caiu. O Árbitro Paulo Roberto Alves Júnior foi chamado para revisar o lance na beira do campo e entendeu que David se jogou por ter dado um passo a mais depois do toque.

Gol do Careca

Na segunda chegada do CRB na área do Fortaleza durante todo o primeiro tempo, Careca recebeu lançamento, ajeitou e mandou na meta. O atacante marcou, mas o bandeirinha assinalou impedimento do jogador. O VAR analisou e validou o gol da equipe regatiana e terceiro gol de Nicolas Careca pelo CRB.

Mas o que é isso?

No primeiro lance de perigo para o CRB na volta para a segunda etapa, Nicolas Careca puxou contra-ataque em velocidade pela esquerda, invadiu a área e mesmo tendo opção do chute preferiu inverter para Diego Torres. O camisa 10, no entanto, finalizou de primeira e quase mandou a bola para fora da Arena Castelão, desperdiçando a oportunidade de ampliar o placar.

Wellington Paulista entra, empata e vira

Pouco mais de sete minutos após entrar no lugar de Éderson, Wellington Paulista foi responsável por empatar e virar a partida em duas oportunidades de pênalti. Na primeira, aos 26 minutos, o atacante recebeu na área e sofreu falta de Gum, cobrou a penalidade e marcou. Na segunda, aos 32, a arbitragem marcou pênalti para o Fortaleza em toque na mão de Wesley na área. Paulista foi novamente para a cobrança e virou a partida.

Chances nos minutos finais

O CRB tentou igualar o placar nos minutos finais. Aos 44, Marthã avançou no ataque, tabelou com Jajá e tentou finalização, mas Crispim desviou. O Fortaleza, por outro lado, tentou ampliar ainda mais o placar novamente com Wellington Paulista. Aos 47 minutos Osvaldo carregou até a linha de fundo e cruzou na área para o atacante cabecear, mas a bola foi para fora.

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA 2 x 1 CRB

Motivo: Oitavas de final da Copa do Brasil - 1º jogo
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data e hora: 29/07/2021 (quinta-feira), às 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Rafael Trombeta (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Cartões amarelos: Jackson (FOR), Titi (FOR), Igor Torres (FOR), Yago Pikachu (FOR), Igor Torres, Wesley (CRB), Gols: Nicolas Careca, aos 41/
1ºT (CRB); Wellington Paulista, aos 26 e aos 32/2ºT (FOR)

Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Jackson, Titi, Éderson (Wellington Paulista), Felipe (Matheus Jussa), Lucas Crispim, Romarinho (Matheus Vargas), Yago Pikachu, Robson (Igor Torres) e David (Osvaldo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

CRB: Diogo Silva, Reginaldo, Gum, Caetano, Mathã, Romão, Erik (Jajá), Jean Patrick (Wesley), Careca (Alan James), Diego Torres (Ewandro) e Bressan (Calyson). Técnico: Allan Aal.

Futebol