Topo

Atlético-MG

Imprensa espanhola critica VAR em Galo x Boca: 'mancha a Libertadores'

Árbitro Esteban Ostojich anula gol marcado pelo Boca Juniors contra o Atlético-MG - EFE/ Bruna Prado /POOL
Árbitro Esteban Ostojich anula gol marcado pelo Boca Juniors contra o Atlético-MG Imagem: EFE/ Bruna Prado /POOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/07/2021 11h31

A classificação do Atlético-MG nas oitavas de final da Copa Libertadores, ontem, ao superar o Boca Juniors (ARG) nos pênaltis por 3 a 1 após empate em 0 a 0 no tempo normal, repercutiu nos principais jornais esportivos da Espanha. O "As" e o "Mundo Deportivo" não deram destaque para os brasileiros em si, mas sim para a atuação do VAR, que anulou um gol dos argentinos aos 17 minutos do segundo tempo.

O "Mundo Deportivo" foi veemente nas críticas ao uso do VAR nas duas partidas das oitavas de final - o Boca também teve um gol polêmico anulado no primeiro jogo, que terminou 0 a 0. Segundo a publicação, os dois tentos marcados pelos argentinos foram legítimos e a classificação do Atlético-MG deixou a Libertadores em uma "imensa desconfiança".

"O futebol sul-americano está abalado, magoado e em estado de choque. O VAR se transformou em uma loucura por culpa dos árbitros que o interpretam e executam. Agora, a Copa Libertadores está sob uma imensa desconfiança", disse a publicação.

O site do "As" destaca que o Boca foi derrotado por dois adversários: o Atlético-MG e o VAR. Apesar de ser mais contido no texto, explicando que havia uma 'suposta posição adianta de Diego González' antes do lance do gol, o jornal disse que o Atlético-MG só segue vivo na Libertadores por conta da "ineficiência dos árbitros de vídeo".

"[Após o lance de impedimento], o jogo se desvirtuou completamente. Assistentes de ambos os técnicos foram expulsos, os jogadores se atrapalharam várias vezes e o processo ficou mais bloqueado do que se imaginava. O Boca foi prejudicado mais uma vez na série e o Atlético-MG saiu vivo graças à ineficiência de quem tratava do assunto dentro da cabine", destacou o jornal.

Situação na Libertadores

Garantido nas quartas de final, o Atlético espera o vencedor do confronto entre Argentinos Juniors (ARG) e River Plate (ARG) para conhecer o próximo adversário. Na partida de ida, com mando do River Plate, as equipes empataram em 1 a 1.

Atlético-MG