Topo

São Paulo

Joia de Cotia, Marquinhos ganha espaço com Crespo e ultrapassa veteranos

Marquinhos, atacante do São Paulo, durante a partida contra o Bahia - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Marquinhos, atacante do São Paulo, durante a partida contra o Bahia Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

16/07/2021 04h00

O atacante Marquinhos comemorou no último dia 27 de junho a estreia com gol no Brasileirão sub-20 desta temporada, a primeira regular que faria pelo São Paulo na categoria. Duas semanas mais tarde, a celebração era outra: com apenas 18 anos, ele já estreava entre os profissionais, no dia 10 de julho, diante do Bahia, pela 11ª rodada do Brasileirão.

A ascensão meteórica não chega a surpreender. Marquinhos é visto como uma das grandes apostas de Cotia, onde fica o Centro de Treinamento da base. Rápido e habilidoso, ele demonstrou uma maturidade incomum para a idade nos dois primeiros jogos que fez entre os profissionais.

Marquinhos teve participação importante no gol da vitória sobre o Bahia. Nos acréscimos, ele tocou para Reinaldo cruzar e Liziero abrir o placar para o São Paulo. "Ele [Hernán Crespo] falou para mim para eu fazer o que eu venho fazendo nos treinamentos, o que eu vinha fazendo no sub-20, fazer bastante facão, bastante infiltração. Até no lance do gol mesmo, foi uma infiltração, o Sara me achou, finalizei, o goleiro deu rebote, toquei pro Rei, o Rei cruzou e gol do Liza", explicou à TV do clube depois do jogo.

O atacante subiu para o sub-20 no início da temporada, depois de revezar entre a categoria e o sub-17 em 2020. O primeiro semestre foi apenas de treinamento, por falta de calendário para o time sub-20. Com o tempo, o atacante começou a participar das atividades do profissional, até finalmente entrar em campo - ele fez parte do grupo campeão paulista, mas não foi utilizado. Em apenas dois jogos, ele tem recebido mais oportunidades do que alguns veteranos.

Diante do Racing, o São Paulo pressionava em busca do segundo gol quando Crespo decidiu colocar Marquinhos na partida. O treinador ainda tinha como opção Pablo, de 29 anos, e Rojas, 32, mas preferiu apostar no garoto de 18.

"Precisamos de intensidade para jogar futebol. Pablo, Rojas e Reinaldo já demonstraram que têm. Aqui o clube me paga para escolher, talvez eu não tenha escolhido corretamente, talvez sim. Mas a situação é assim, acreditamos que precisamos de todos e continuamos assim", respondeu Crespo, quando questionado sobre a decisão de colocar os jovens em campo.

Joia de Cotia desde os 8 anos

Marquinhos, atacante do São Paulo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Marquinhos chegou pequeno ao São Paulo. Ele treinava no Pequeninos do Jockey quando foi deslocado para o núcleo que o time do Morumbi mantém no local, na zona oeste da cidade. Em 2012, antes de completar 9 anos, começou a treinar uma vez por semana no CT de Cotia. Nas categorias de base do Tricolor, foram oito títulos conquistados, contando os períodos no sub-13, sub-15 e sub17.

O sub-17 foi a categoria em que Marquinhos mais jogou com a camisa do São Paulo. Foram 60 jogos, com 17 gols marcados. Já na rápida passagem pelo sub-20 somou sete jogos e dois gols feitos.

Agora o garoto aguarda o momento em que fará sua primeira partida como titular do time principal. Há a chance de isso acontecer já neste sábado (17), contra o Fortaleza, pelo Brasileirão. O técnico Hernán Crespo deverá mandar a campo uma equipe bastante modificada, por causa do jogo decisivo contra o Racing três dias depois, pelas oitavas de final da Libertadores.

São Paulo