Topo

Fluminense

Flu responde bem a testes, mas lesão de Fred antes de Libertadores preocupa

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2021 04h00

Após encerrar a sequência de maus resultados com uma vitória no Fla-Flu, o Fluminense teve boa atuação contra o Ceará, apesar do placar inalterado. Se não fez gol, o Tricolor teve boa atuação, mas saiu de São Januário com preocupação: Fred, artilheiro e capitão do time, sofreu lesão muscular às vésperas do início do mata-mata da Copa Libertadores.

O primeiro jogo das oitavas de final contra o Cerro Porteño-PAR é na terça-feira (13), às 19h15, em Assunção, e a cinco dias da partida, o Flu não tem centroavante disponível. Além do camisa 9, seus reservas Abel Hernández, Bobadilla e John Kennedy não reúnem condições de ir a campo. Ainda não se sabe a gravidade da lesão de Fred, mas o Tricolor dificilmente terá seu principal jogador no Paraguai.

A preocupação contrasta com a empolgação pelas respostas dadas aos testes feitos pelo técnico Roger Machado. Jogando como meia, Gabriel Teixeira deu maior dinâmica ao ataque, embora o jogador tenha tido dificuldade com os enfrentamentos mais físicos. O jovem de 20 anos se torna opção factível para a posição que Nenê, Cazares e Ganso não vêm tendo boa performance iniciando as partidas.

"Com o Biel, buscamos velocidade nos três corredores e flutuação na primeira linha. Foi o que aconteceu na maior parte das jogadas, com ele flutuando e Luiz e Caio arrastando pelos lados. Isso gerou muita dificuldade para o Ceará. Obviamente, a característica dos jogadores, diferente em cada função, dá uma combinação de jogo diferente. Não houve milagre nenhum dentro da estrutura que a gente tinha", opinou o técnico.

Herói do Fla-Flu, André teve boa atuação contra o Ceará e garantiu a vaga na equipe no Paraguai, jogo em que Martinelli cumprirá suspensão automática. Além disso, no ataque, Luiz Henrique também foi bem e é voltou a ser opção ofensiva para Roger. Com sua entrada, Caio Paulista saiu da direita para a esquerda, e manteve o alto nível de atuações. Hoje, o camisa 70 é quem vive melhor fase no elenco do Flu.

Alternativas sem camisa 9

Aos 37 anos, Fred fez 12 gols em 22 jogos em 2021 e é o grande líder da equipe. Sem suplentes para a posição, Roger Machado recorreu à Lucca nos dois últimos jogos, mas o estilo diferente fez o time sentir a falta de um centroavante de referência. Às vésperas de decisões também na Copa do Brasil, o Fluminense torce para que a contusão seja leve, e o atacante perca o mínimo possível de tempo.

Se Lucca for a única opção viável de ataque, o Tricolor precisará correr contra o tempo para fazer ajustes. Mais móvel, o camisa 7 aumenta a pressão na saída de bola e também as alternativas em diagonais e profundidade. Em compensação, o time perde muito na retenção de bola, algo crucial, já que não costuma ter muita posse e depender de um jogo de costas para pressionar o adversário em suas linhas de defesa e povoar o campo de ataque.

Lucca é alternativa a Fred no ataque do Fluminense, que tem quatro desfalques no setor - ANDRE MELO ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO - ANDRE MELO ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO
Lucca é alternativa a Fred no ataque do Fluminense, que tem quatro desfalques no setor
Imagem: ANDRE MELO ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO

Com uma inflamação no tendão de Aquiles — local onde já sofreu uma cirurgia —, o uruguaio Abel Hernández, primeira opção na ausência de Fred, dificilmente terá condições de jogo. Sem ele, que já fez seis gols pelo Flu, o time perde também em poder de fogo.

Reforço para a temporada, Bobadilla é quem tem mais chances de ir a campo. O argentino naturalizado paraguaio está em transição física, que pode ser acelerada para o confronto decisivo. Já John Kennedy, que se recupera de grave caso de Covid-19, ainda não voltou a treinar sem restrições. Outro jogador que já foi utilizado na posição é Ganso, que foi testado como "falso 9" no Campeonato Carioca.

Fluminense