Topo

Fluminense

Titular ou reserva? Nenê sai bem do banco e deixa Roger em dúvida no Flu

Nenê respondeu "barração" com boa atuação, e colocou pulga na orelha de Roger Machado no Fluminense - Lucas Mercon/Fluminense FC
Nenê respondeu "barração" com boa atuação, e colocou pulga na orelha de Roger Machado no Fluminense Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2021 04h00

O Fluminense voltou a vencer em grande estilo, batendo o arquirrival Flamengo com gol nos acréscimos. Ainda assim, Roger Machado reconheceu que há muito a melhorar em sua equipe, e quem bota o treinador para quebrar a cabeça é Nenê. Antes titular incontestável, o meia tem ido bem saindo do banco e deixa o técnico em dúvida para a sequência decisiva de Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Em 2020, o jogador não só era presença certa no 11 inicial como também foi o artilheiro da temporada com 20 gols. Ainda assim, conviveu com críticas dos torcedores, restritos à "arquibancada virtual" das redes sociais.

Já em 2021, além de quatro bolas na rede, começou o ano como garçom —e já tem seis assistências. O sistema de jogo da equipe com Roger, entretanto, exige muito fisicamente dos jogadores, e já veterano, aos 40 anos, Nenê tem variado entre a titularidade e a reserva.

Nenê comemora gol de André no Fla-Flu com a comissão técnica do Fluminense - ANDRÉ ANSELMO/ESTADÃO CONTEÚDO - ANDRÉ ANSELMO/ESTADÃO CONTEÚDO
Nenê comemora gol de André no Fla-Flu com a comissão técnica do Fluminense
Imagem: ANDRÉ ANSELMO/ESTADÃO CONTEÚDO

Se não teve grandes atuações ao iniciar como titular nas últimas partidas, foi bem vindo do banco contra Junior (COL), Red Bull Bragantino e Flamengo. Em todos os jogos, o Flu não estava vencendo, e o camisa 77 participou ativamente de três gols marcados após sua entrada.

"O Nenê é sempre uma opção. Claro que quando você entra depois que o jogo já está quente, você perde ritmo, isso é a parte ruim do processo. Mas você com o tanque cheio, e os jogadores já com a energia reduzida, pode dar uma vantagem para um jogador com as características dele. Tudo é possível. Ele entrou bem realmente nas duas vezes que saiu do banco. Agora depende muito do que a gente espera para a partida", disse Roger após a vitória no clássico.

O problema é que, por outro lado, Cazares não tem correspondido à altura quando começa jogando. Ainda longe de sua melhor forma, o equatoriano funciona melhor saindo do banco. Como substituto, deu três assistências e empolgou na Libertadores, mas como titular, deixou a desejar. Terceira opção na posição, Paulo Henrique Ganso tem jogado pouco, e apesar de contar com a simpatia da torcida, pouco adicionou.

"Acreditei que a gente precisava ter um pouco mais do jogo de posse, um meia mais articulador do que o Nenê, que também articula, mas joga mais em profundidade, para que a gente tentasse sair mais apoiado. Nos momentos que o Cazares chegava perto da bola, a gente levava a bola para longe dele, não o acionava devidamente. As poucas vezes que ele tocou na bola, ele conseguiu dar prosseguimento ao jogo, principalmente nas inversões de corredor", opinou o técnico para justificar a escolha pelo estrangeiro.

Sem um titular definido e com seus meias funcionando melhor como reservas, Roger Machado já treinou alternativas com três homens de meio de campo. O UOL Esporte apurou que, apesar das tentativas, o modelo ainda precisa de ajustes, e sem tempo em meio à maratona de jogos, a opção deve ficar restrita a situações no decorrer dos jogos.

Herói do Fla-Flu, André deve receber mais minutos, e se mantiver o nível, pode virar um concorrente de peso aos meias, liberando Yago e Martinelli para jogar e pressionar mais a bola no campo de ataque, um problema recorrente do Tricolor nos últimos jogos. Na nona posição do Brasileirão com 13 pontos, o Fluminense recebe o Ceará na próxima rodada, na quarta-feira, às 21h30, em São Januário.

Fluminense