Topo

Fluminense

Herói do Fla-Flu é "carrasco" desde Xerém e quase foi emprestado para rival

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/07/2021 04h00

Antes de bater firme de primeira e estufar as redes da Neo Química Arena para dar a vitória ao Fluminense sobre o Flamengo, um filme passou na cabeça de André, que virava herói do Fla-Flu pelo Brasileirão com apenas um toque na bola. O baiano de Algodão que chegou ao clube como atacante aos 11 anos foi recuado até virar volante. Os gols que o levaram a Xerém minguaram, mas apareciam em jogos importantes: o jogador já era "carrasco" do Flamengo desde a base.

Por muito pouco, ainda, o capitão da "Geração de Ouro" não foi parar em um rival em 2021. Atrás de Yago, Martinelli, Hudson e Wellington na briga por uma vaga no time de Roger Machado, o jovem de 19 anos foi cobiçado no mercado da bola pelo Botafogo, que joga a Série B, e a negociação chegou a se encaminhar. A lesão de Hudson, entretanto, fez o Flu desistir do empréstimo, e o menino ficou no clube. Aos poucos, o jogador, que era visto com mais futuro até que Martinelli — seu companheiro de meio-campo e hoje titular absoluto nas Laranjeiras —, que já era pedido pela torcida, foi ganhando espaço.

André comemora gol do Fluminense com Martinelli e Calegari, "geração de ouro" de Xerém - Lucas Mercon/Fluminense FC - Lucas Mercon/Fluminense FC
André comemora gol do Fluminense com Martinelli e Calegari, "geração de ouro" de Xerém
Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Com o mau momento de Wellington, virou a principal opção para o setor no banco e, em um momento decisivo, mostrou a veia de centroavante ao aparecer na área para decidir o clássico Fla-Flu em São Paulo no seu único toque na bola em todo o jogo.

Os gols contra o Flamengo não são novidade para André. Tudo começou no sub-15, em 2016, quando fez os dois na vitória sobre o rival na decisão do Carioca. Depois, já pelo sub-17, agora na semifinal estadual, em 2018, na Gávea, o volante abriu o placar na vitória por 2 a 1 — João Pedro, hoje no Watford, marcou o segundo — que colocou o Tricolor na decisão contra o Vasco. Ele mesmo, após o jogo, relembrou o histórico contra o rival (veja vídeo abaixo).

"O Martinelli até brincou sobre isso na entrevista, dizendo que eu fazia poucos gols na base, mas contra o Flamengo eu sempre marcava", declarou, ao site oficial do clube.

Com passagem pelas seleções brasileiras na base, André vem crescendo com Roger Machado e o gol pode abrir caminho para ainda mais minutos na equipe. A vitória importante encerrou sequência ruim de quatro jogos sem vitória e encostou o Fluminense no G6 do Brasileirão.

"Foi um gol muito importante, que nos deu a vitória de que tanto a gente precisava após os resultados dos últimos jogos. Naquele lance o Luiz foi à linha de fundo, o Yago me indicou para entrar na área. Fui acompanhando a jogada, o Lucca fez o corta-luz e eu pude fazer o gol", disse.

Agora na sétima posição com 13 pontos, o Tricolor recebe o Ceará, em São Januário, na quarta-feira (7), em um mês de julho de mais decisões. Além da principal competição nacional, o Flu ainda está vivo nos mata-matas. Na Copa do Brasil, enfrenta o Criciúma nas oitavas de final, enquanto o Cerro Porteño-PAR é o adversário no principal objetivo do ano, a Copa Libertadores da América.

Fluminense