Topo

Eurocopa - 2021

Uefa investiga confisco de bandeira LGBTQIA+ em Baku

Torcedor da Dinamarca segura bandeira LGBTQIA+ durante jogo contra República Tcheca pela Euro 2021 - Aziz Karimov/Getty Images
Torcedor da Dinamarca segura bandeira LGBTQIA+ durante jogo contra República Tcheca pela Euro 2021 Imagem: Aziz Karimov/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/07/2021 10h14

A Uefa publicou um comunicado em que diz estar investigando o incidente onde dois stewards (seguranças) do estádio Olímpico, em Baku, no Azerbaijão, confiscaram uma bandeira com as cores do arco-íris, representando o movimento LGBTQIA+, de um torcedor dinamarquês.

"A Uefa nunca instruiu os comissários em Baku - ou em qualquer outro estádio - a confiscar as bandeiras do arco-íris. Estamos investigando o que aconteceu e, claro, iremos contatar o delegado da Uefa, o responsável pela Segurança e as autoridades locais para esclarecer isto", disse o órgão dirigente do futebol europeu em comunicado à AFP.

Vale lembrar que a instituição europeia recusou um pedido do presidente da Câmara de Munique para iluminar a Allianz Arena com as cores do arco-íris antes do jogo da Alemanha com a Hungria, e os patrocinadores foram informados de que "não era possível" exibir anúncios com as cores do arco-íris em Baku e São Petersburgo.

A Uefa acrescentou: "A bandeira do arco-íris é um símbolo que representa os valores fundamentais da Uefa, promovendo tudo aquilo em que acreditamos - uma sociedade mais justa e igualitária, tolerante com todos e a Uefa garantiu que a bandeira fosse devolvida ao torcedor".

A Dinamarca venceu a República Tcheca por 2 a 1 e enfrentará a Inglaterra nas semifinais da Eurocopa, em Wembley, na quarta-feira, 07, às 16h (de Brasília).