Topo

Vasco

Após gol da vitória, Léo Matos elogia Vasco por movimento contra homofobia

Leo Matos, do Vasco, celebra gol da vitória sobre o Brusque, pela Série B do Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Leo Matos, do Vasco, celebra gol da vitória sobre o Brusque, pela Série B do Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/06/2021 23h40

Na euforia pelo primeiro gol do Vasco, o lateral-direito Léo Matos admitiu que não conseguiu ver a cena mais marcante da vitória sobre o Brusque: a comemoração do atacante Germán Cano. Mas o jogador que viria a sacramentar o resultado positivo diante do time catarinense, em São Januário, não virou o rosto para o conjunto de ações conduzidas pelo Vasco contra a homofobia.

O time foi a campo com um uniforme no qual a faixa transversal ganhou as cores do arco-íris. Na arquibancada, um mosaico com a palavra "respeito".

"Eu nem vi a comemoração do campo porque eu virei as costas. Mas, sobre a ação, o Vasco está de parabéns pela iniciativa. É sempre pioneiro de luta contra o preconceito. A gente chegou num momento que tem que dar um basta nessas coisas de homofobia. O Vasco está de parabéns por esse tipo de campanha", disse Léo Matos.

Mais cedo, o Vasco divulgou um manifesto por respeito e diversidade, em apoio à causa LGBTQIA+. Em nota na qual foi indagado sobre uma postagem do zagueiro e capitão Leandro Castan, o clube reiterou que se orgulha de ser um defensor histórico da diversidade, o que o torna, de fato, um clube de todos.

Sobre o que o time mostrou em campo, Léo Matos reconheceu que a jogada do segundo gol —já aos 42 minutos do segundo tempo— passou longe de ser elaborada pelo técnico Marcelo Cabo.

"Foi importantíssimo. Para a gente, foi fundamental esse resultado. Do meu ponto de vista, não merecíamos o empate. Criamos muitas ocasiões no primeiro tempo, mais ou menos umas quatro ou cinco, e não fizemos o gol. No segundo tempo, fizemos um gol e infelizmente sofremos um empate. E no final, graças a Deus, consegui converter um lance que a gente não treina. Foi um pouco na base do desespero, porque não contávamos com o gol do atacante deles, o Edu, e acabou dando certo", comentou o jogador, ao Premiere.

O Vasco subiu ao sexto lugar da Série B e alguns detalhes da partida revelaram um pouco de tensão e apetite do time pela vitória em casa. Em um deles, houve uma cobrança do técnico Marcelo Cabo direcionada aos volantes para que não deixassem espaço. Léo Matos contou que essa chamada de atenção teve sua participação.

"Eu nem vejo como tentando se encontrar. Estamos treinando bastante. Durante a semana, estamos desempenhando um trabalho tático muito bom. Esse tipo de conversa com o Cabo é natural, ele me cobra. Eu vou cobrar ele em certos momentos por posicionamento de jogadores que deveriam fazer uma função e, de repente, no momento do jogo, está fazendo outra. Ele avisou o Galarza porque eu também tenho que correr e não posso ficar me desgastando, falando o tempo todo. Pedi ajuda dele para orientar o Galarza, mas é tudo em prol do resultado que a gente teve hoje. Estamos em sexto e não vamos parar por aí", completou o jogador.

O Vasco volta a campo na quarta-feira (30), quando enfrenta o Goiás, na Serrinha, às 19h.

Vasco