Topo

Corinthians

Sylvinho elogia atuação do Corinthians e normaliza pressão do Sport no fim

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

24/06/2021 22h36

Demorou, mas o técnico Sylvinho conquistou o primeiro triunfo dirigindo o Corinthians na Neo Química Arena. Hoje (24), diante do Sport, o Alvinegro venceu, por 2 a 1, e chegou aos oito pontos conquistados no Campeonato Brasileiro. Na entrevista coletiva, o treinador falou orgulhoso sobre sua equipe, elogiou a performance e viu como normal a pressão sofrida nos minutos finais do duelo em Itaquera.

"É muito importante vencer em casa. Vínhamos de alguns resultados que não são bons, é um campeonato muito disputado, muito difícil. A sensação é muito boa. Além da vitória, nós construímos, foi de uma boa performance, marcando alto o adversário e criando situações de gols. Estou feliz, feliz pela atuação dos atletas", argumentou Sylvinho, que agora soma oito jogos no Corinthians, com duas vitórias, três empates e três derrotas.

Para conquistar os três pontos jogando na Neo Química Arena, o Corinthians contou com o retorno do atacante Gustavo Mosquito — desfalque no último domingo para acompanhar sua família após a morte do pai, vítima da covid-19. Outra novidade no time foi a presença do meia Vitinho na vaga que era ocupada pelo volante Roni.

Por conta da formação mais ofensiva e da imposição com a posse da bola, a equipe sentiu o cansaço físico no segundo tempo. Segundo Sylvinho, as mexidas na etapa final foram consequência disso, e não da mudança de postura do Sport — que dominou o duelo nos dez últimos minutos e chegou a diminuir o resultado com Santiago Tréllez.

"As substituições do adversário trouxeram isso. Dois atacantes, uma densidade maior no nosso campo e quando fizeram o gol piorou. É normal. Fizemos os gols, poderíamos ter feito o terceiro. A observação é correta, os 15 minutos foram difíceis. Nós tivemos uma boa performance, o VAR é uma coisa precisa. As substituições nós imaginávamos que o Gustavo cansaria, era até para acontecer antes, seguramos o máximo possível. O Cantillo pediu para sair, é um atleta que vem jogando muito e o Vitinho também pediu para sair. Os atletas estavam exaustos", completou Sylvinho.

O próximo jogo do Corinthians é contra o Fluminense, em São Januário. O confronto acontece no domingo (27) e será válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja outros trechos da entrevista coletiva de Sylvinho:


Sobre as opções da zaga

"Infelizmente, ainda não houve tempo. Tudo foi muito rápido como você colocou. Guardamos as nossas energias para isso e fomos bem. Foi bem direcionado. Gosto muito dos zagueiros que nós temos. É uma mistura de dois ou três jovens com o Gil, que é um jogador que tem nos ajudado muito. Os jovens estão crescendo, precisam maturar. É importante que todos tenham minutos em campo. Em pouco tempo voltamos a avaliar isso".

Sobre o atacante Gustavo Mosquito

"A resposta quase sempre vem do atleta, a verdade é essa. É um tema duro, difícil e eu não gostaria de tocar muito no assunto. O atleta é um excepcional ser-humano, uma performance muito boa, um rendimento muito bom. A gente cuida, gerencia, mas a resposta vem sempre do atleta. O grupo e o clube têm ajudado bastante".

Sobre a atuação de Jô

"Tivemos uma conversa assim que ele se colocou à disposição. Vocês sabem que o Jô ficou fora de um jogo, ele teve um intervalo de um ou dois dias se recuperando, se resguardando. Nós conversamos sim sobre reduzir um pouco a área de atuação dele. Trazer e buscar a característica desse atleta, que pode segurar a bola, oxigenar o time, o meio de campo, fazendo a defesa sair. É um atleta experiente, que entendeu perfeitamente. É isso que está acontecendo, ele está entendendo que está fazendo pelo clube, pelo time. É sempre pelo grupo".

Sobre um possível retorno de atletas emprestados e utilização de nomes do sub-23

"Todas as possibilidades que temos com o sub-23 estamos avaliando nos treinos. Eles precisam maturar rápido, já temos alguns jovens no grupo. Vocês vão ver eu falar nisso porque eu acredito nisso. Os que estiverem respondendo terão mais minutos".

Corinthians