PUBLICIDADE
Topo

Eurocopa - 2021

Itália x País de Gales tem "cinturão mundial do futebol" em jogo na Euro

Itália defendeu o título mundial não-oficial com dois gols de Manuel Locatelli (à dir.) sobre a Suíça - Emmanuele Ciancaglini/Quality Sport Images/Getty Images
Itália defendeu o título mundial não-oficial com dois gols de Manuel Locatelli (à dir.) sobre a Suíça Imagem: Emmanuele Ciancaglini/Quality Sport Images/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

19/06/2021 04h00

Classificação e Jogos

Como seria o futebol de seleções se o título mundial fosse decidido como no mundo das lutas, em que para ser campeão é preciso vencer o campeão vigente? Bem, o "cinturão" mudaria de mãos com muito mais frequência, e teríamos às 13 horas (de Brasília) de amanhã (20), uma defesa de título entre Itália e País de Gales, jogo da fase de grupos da Eurocopa.

O Campeonato Mundial Não-Oficial de Futebol (ou UFWC, na sigla em inglês) leva em consideração o primeiro jogo oficial entre seleções. Ou melhor, o segundo, afinal a Inglaterra empatou com a Escócia sem gols em 1872 e só se tornou a primeira detentora do cinturão ao vencer o reencontro do ano seguinte. De lá para cá, 49 seleções conquistaram o "título" ao menos uma vez.

As regras são simples: para tomar o cinturão, a seleção desafiante precisa vencer o atual campeão mundial - o empate é de quem defende. Foi o que a Itália fez ao bater a Holanda por 1 a 0 em setembro, assumindo a honraria que meses antes havia sido da Alemanha, da própria Holanda e da França campeã mundial "oficial", com chancela da Fifa e tudo, na Copa do Mundo de 2018.

Como está invicta desde então, a Itália vem desbancando todos os desafiantes que tem pela frente até aqui, e assim o cinturão chegou à Eurocopa. Após Turquia e Suíça, amanhã é a vez do País de Gales tentar destronar a Azzurra.

Seja Itália ou País de Gales, o "campeão não-oficial" com certeza avança ao mata-mata. Assim, o cinturão mundial vai acabar se unindo ao título da Eurocopa, como já aconteceu nas edições de 1976, 1984, 1996 e 2000 da competição da Uefa.

A última vez que a seleção brasileira defendeu o cinturão foi há seis anos, na Copa América de 2015, quando perdeu por 1 a 0 para a Colômbia. No ranking do UFWC, o Brasil é o sétimo país que mais venceu o título não-oficial (38 vezes), muito atrás da líder Escócia (86 vezes).

No Brasil, o cinturão é da Lusa

Um levantamento semelhante foi feito no Brasil pelo historiador Michael Serra, partindo do primeiro jogo oficial disputado por times do País: o AA Mackenzie 2 x 1 Germânia de 1902, nos primórdios do futebol paulista. Pelos mesmos critérios do mundial, o Cinturão do Futebol Brasileiro hoje é da Portuguesa, que disputa a Série D do Brasileirão e encara o desafiante Santo André às 15 horas de hoje, no Canindé.