Topo

Feminino: técnico do São Paulo traça estratégia na reta final do Brasileiro

Duda é um dos trunfos do São Paulo nas últimas duas rodadas da fase de grupo do Brasileirão - saopaulofc.net
Duda é um dos trunfos do São Paulo nas últimas duas rodadas da fase de grupo do Brasileirão Imagem: saopaulofc.net

Beatriz Sardinha

Do UOL, em São Paulo

19/06/2021 04h00

O São Paulo garantiu a classificação às quartas de final do Brasileirão feminino mesmo com empate diante do Palmeiras no último domingo (6). Com a vaga assegurada, o time do técnico Lucas Piccinato agora busca melhorar a classificação na tabela para decidir os confrontos em casa.

No fechamento da primeira fase, as são-paulinas enfrentam o Real Brasília, em casa, amanhã (20), às 15h, além do Bahia, como visitante, na próxima quinta-feira (24).

Atualmente na sétima colocação, com 23 pontos em 13 jogos, o São Paulo buscará fazer jus às boas estatísticas do time no campeonato e avançar pelo menos até a quarta posição, ocupada pelo Grêmio, com 24 pontos. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Lucas Piccinato falou sobre a temporada da equipe e o cenário na reta final da fase de grupo.

"Estamos muito felizes em termos conseguido uma classificação antecipada. Podemos jogar essas duas últimas rodadas com um pouco mais de tranquilidade. Mas um campeonato muito disputado como foi o deste ano, já precisamos nos preparar para essa próxima fase, que é uma fase mata-mata, e o mais importante nesse momento", comentou o técnico.

O São Paulo é um dos times que se destaca nas estatísticas da primeira fase do Brasileirão. A equipe tem a segunda melhor defesa, com apenas 12 gols sofridos (média de 0,92). No ataque, o tricolor paulista tem o quarto ataque, com 26 gols marcados. Com esses números, esperava-se que o time ocupasse uma posição mais alta na tabela, ainda que a diferença entre o tricolor e o terceiro colocado, Santos, seja de apenas um ponto.

O treinador do time tricolor prevê emoção das últimas rodadas e acha que o cenário dos principais adversários na tabela pode até beneficiar o São Paulo na busca pela quarta posição.

"Várias equipes do topo vão disputar confrontos contra equipes que estão brigando para não cair. Então, tem sempre aquele desespero. E a gente espera poder fazer duas grandes partidas pra fechar bem essa primeira fase", disse.

Clássico nas quartas?

Sete dos oito times que avançam para a próxima fase já estão classificados. Com os quatro times grandes de estado de São Paulo garantidos, há possibilidade de um clássico paulista nas quartas de final. Piccinato reconhece o poder dos projetos de Santos, Corinthians e Palmeiras, mas recorda o duelo com as santistas na temporada passada.

"Pegamos o Santos nas quartas e saímos vitoriosos. A gente tá preparado para qualquer adversário que vier. Estamos tentando, obviamente, a melhor classificação possível dentro da tabela. Sabemos da realidade que a gente pode pegar um clássico e a gente não tem nenhum receio", ressaltou.

Com duas rodadas para o fim da primeira fase do Brasileirão, o líder é o Corinthians com 34 pontos, seguido pelo Palmeiras com 31 pontos - o time alviverde é único invicto na competição até o momento. Inter, quinto colocado com 24 pontos, e Ferroviária, com 23, completam a lista de classificados. A última vaga é disputada por Avaí/Kindermann, Flamengo e Real Brasília.

Destaque tricolor

Considerada uma peça-chave do esquema do São Paulo, a atacante Duda é um dos destaques do time e ocupa a vice-liderança na artilharia do Brasileirão, com oito gols marcados, além de três assistências. Piccinato destaca a aproximação da jogadora à área do gol como fundamental para a mudança na atual temporada.

"Uma jogadora muito completa e tem conseguido, nessa temporada, aliar toda essa capacidade técnica que ela tem com com gols. Isso é uma coisa que ela não teve na temporada passada", frisou.

Duda, 25 anos, apareceu como uma das surpresas na convocação da técnica Pia Sundhage para os Jogos Olímpicos. A partir do dia 25 de junho, a atleta participará da preparação da seleção em Portland, nos Estados Unidos. O embarque para Miyagi ocorre no dia 15 de julho. O Brasileirão será interrompido durante a disputa da Olimpíada.