PUBLICIDADE
Topo

Pia convoca Marta e Formiga para seleção olímpica; Cristiane fica fora

Do UOL, em São Paulo

17/06/2021 11h00Atualizada em 18/06/2021 13h04

A técnica Pia Sundhage anunciou, na manhã de hoje, a lista das 18 atletas convocadas para representar a seleção feminina na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O destaque vai para as presenças das veteranas Marta e Formiga.

Maior artilheira da história das Olimpíadas, a atacante Cristiane, por outro lado, ficou fora e não foi relacionada.

Aline (UD Granadilla Tenerife-ESP), Letícia Santos (Eintracht Frankfurt-ALE), Giovana Costa (Barcelona-ESP) e Andressa Alves (Roma-ITA) são as quatro suplentes do Brasil selecionadas pela treinadora sueca.

As escolhidas de Pia passarão por um período de treinamentos nos EUA antes do embarque para o Japão.

Veja a lista completa

  • Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann Brasil), Letícia Isidoro (Benfica-POR)
  • Defensoras: Tamires (Corinthians), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Poliana (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP)
  • Meio-campistas: Marta (Orlando Pride), Debinha (North Carolina Courage-EUA), Adriana (Corinthians), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Julia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo)
  • Atacantes: Ludmila (Atlético de Madri), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF-ESP)

Pia está no comando da seleção brasileira feminina há um ano e 11 meses. Ela comandou a equipe em 19 jogos — 11 vitórias cinco empates e três derrotas. Esta será a primeira convocação para uma competição oficial à frente do grupo.

A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos será no dia 21 de julho, contra a China, em Miyagi. Na sequência, a seleção encara a Holanda, no dia 24 de julho, também em Miyagi. O último jogo da fase de grupos será contra a Zâmbia, em Saitama, no dia 27 de julho.

Cristiane fora

Atacante não fará parte da delegação que viajará para o Japão em busca do ouro - Minas Panagiotakis/Getty Images - Minas Panagiotakis/Getty Images
Atacante não fará parte da delegação que viajará para o Japão em busca do ouro
Imagem: Minas Panagiotakis/Getty Images

Pia foi questionada sobre a ausência da atacante Cristiane na lista de relacionadas para os Jogos.

A sueca ressaltou a importância do histórico da atleta no futebol nacional e elogiou o seu desempenho recente, mas optou por valorizar as 18 convocadas.

"Geralmente, eu não comento sobre jogadoras que não estão na convocação porque é quase que um insulto a quem está na lista. Mas mesmo assim vou responder por respeito. A Cristiane jogou diversos jogos com a seleção e fez muita diferença. Ela ajudou muito a equipe e hoje acho que existem outras jogadoras que vão ajudar o time a jogar um bom futebol", iniciou.

"Temos examinado de perto os jogos que ela tem feito recentemente, e achamos que temos outras jogadoras que vão desempenhar um excelente futebol nos Jogos Olímpicos", resumiu Pia.