Topo

'É um tapa na cara', diz Juca Kfouri sobre Copa América no Brasil

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 13h38Atualizada em 31/05/2021 15h27

O colunista do UOL Juca Kfouri disse hoje que a realização da Copa América no Brasil é um "tapa na cara das autoridades sanitárias do mundo inteiro". A Conmebol anunciou há pouco que o torneio será realizado no Brasil, país que tem mais de 462 mil mortes por covid-19 e que ocupa o 2° lugar no mundo com mais óbitos em decorrência da doença.

"É mais uma demonstração de irresponsabilidade de um governo genocida. Nosso caso da pandemia é mais grave que o da Argentina e da Colômbia, mas nós abrimos a porta para cometer essa irresponsabilidade", criticou ele durante o UOL News. "É um tapa na cara das autoridades sanitárias do mundo inteiro".

Para Kfouri, é preciso acontecer uma coisa relevante para impedir a realização dos jogos no Brasil. "A melhor possibilidade de reverter isso é, por exemplo, a Confederação de Futebol da Argentina ser proibida pelo presidente de jogar ou mesmo que um Leonel Messi diga 'não vou me submeter a esse risco'", afirmou. "Mas não acredito nisso. Esses genocidas, seja os da Conmebol, da CBF ou o Presidente da República, farão todos os esforços para que pelo menos uma cidade receba [o torneio]".

Quem sabe comemorem durante a Copa América a marca de 500 mil mortos no Brasil.
Juca Kfouri, colunista do UOL

"É para mostrar que é uma situação de normalidade, que quem tem medo da covid é marica. É absolutamente falta de empatia. É escárnio."

Segundo ele, os problemas da realização da Copa América no Brasil não se limitam a uma competição entre 10 países. "É preciso de toda uma infraestrutura, aviões, médicos, paramédicos, que deveriam estar somente concentrados em atender os casos no Brasil".

Ao comunicar a decisão na manhã de hoje, a Conmebol ainda agradeceu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Se [ministro da Saúde] Queiroga tiver o mínimo de amor pelo seu diploma, ele se demite. Não posso acreditar que ele seja cúmplice dessa decisão. É absolutamente inaceitável".