Topo

Corinthians

Aposta do Corinthians no Brasileirão está na base; veja status da garotada

Raul Gustavo e João Victor estão em alta no Corinthians  - Reprodução/ Instagram
Raul Gustavo e João Victor estão em alta no Corinthians Imagem: Reprodução/ Instagram

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

29/05/2021 04h00

Em crise financeira e sem recursos para trazer reforços para este ano, o Corinthians entra para a disputa do Campeonato Brasileiro apostando nos garotos da base. No início desta temporada, o clube promoveu mais de uma dezena de atletas formados no Terrão vindos das categorias sub-20 e sub-17. Hoje, dos 38 nomes do elenco do Alvinegro, 21 passaram pelo departamento de formação de atletas do Parque São Jorge.

Abaixo, o UOL Esporte mostra como está a situação de cada um dos novos rostos do Corinthians. Alguns deles, como Raul Gustavo e João Victor, devem pintar como titulares na disputa do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Outros atletas, casos de Rodrigo Varanda e Felipe Augusto, foram aos poucos perdendo espaço e estão em baixa.

Para ficar de olho

Matheus Donelli (goleiro)

Aos 18 anos, o goleiro passou na frente de Caíque França e Guilherme Pezão e é substituto imediato de Cássio após a saída de Walter para o Cuiabá. O jogador foi testado em um Dérbi e também na Copa Sul-Americana e foi elogiado nas quatro partidas que disputou nesta temporada.

João Victor (zagueiro)

Depois de ganhar experiência no Atlético-GO na última temporada, o defensor voltou ao Corinthians para brigar pela titularidade na equipe. João ganhou espaço atuando improvisado como zagueiro e fez bons jogos também como zagueiro. Aos 22 anos, ele é uma realidade no Alvinegro e briga por posição com o experiente Gil e o uruguaio Bruno Méndez.

Adson (meia)

O meia demorou um pouco mais do que seus companheiros para ser utilizado pela comissão técnica, mas quando ganhou oportunidade soube a agarrar. Adson fez sete jogos, apenas um deles como titular, e distribuiu duas assistências. Deve ser opção para o técnico Sylvinho na reta inicial do Campeonato Brasileiro.

Mandaca (volante)

Polivalente e com boa chegada ao ataque, o volante foi contratado pelo Corinthians no fim do ano passado para jogar no sub-20. Em poucos meses, ganhou vaga no time sub-20 e, logo na sequência, foi efetivado aos profissionais. Assim como Adson, Mandaca demorou para ganhar uma chance da comissão técnica, mas soube aproveitá-la. O garoto, de 19 anos, tem facilidade para jogar como primeiro ou segundo volante, e também quebra o galho na lateral-direita.

Raul Gustavo (zagueiro)

O defensor está no profissional do Corinthians desde o segundo semestre do ano passado, ganhou a titularidade na reta final do Campeonato Paulista, e virou um xodó da torcida. Colocou jogadores mais experientes no banco de reservas e já é visto como uma potencial venda para o mercado europeu ainda nesta temporada.

Compõe elenco


Guilherme Biro (lateral-esquerdo)

Aos 17 anos, é o mais novo de todos os jogadores da base que subiram ao profissional do Corinthians em 2021. O lateral tem um perfil ofensivo e é visto como uma das grandes revelações do clube para os próximos anos e, por isso, é tratado com bastante cautela pela comissão técnica. Biro ainda não fez sua estreia no time de cima, mas deve pintar em um ou outro jogo ao longo do segundo semestre.

Guilherme Pezão (goleiro)

Destaque do sub-20 em anos passados, Pezão foi oficialmente promovido (vinha treinando no CT Joaquim Grava desde a temporada passada) neste ano e ganha experiência trabalhando diariamente com Cássio. É uma opção no elenco comandado por Sylvinho, mas dificilmente deve jogar no segundo semestre já que é a terceira ou, eventualmente, a quarta escolha entre os goleiros.

Vitinho (meia-atacante)

Nome importante nas categorias de base, Vitinho ainda busca se firmar no time profissional. O meia-atacante fez sete jogos nesta temporada, mas não conseguiu corresponder quando teve a oportunidade de ser titular. Apesar disto, ganhou um voto de confiança da diretoria, renovou seu contrato com o Corinthians e deve ser o reserva de Luan e Mateus Vital no elenco.

Cauê (atacante)

O centroavante foi um dos que mais receberam oportunidades com Vagner Mancini, tendo feito 13 partidas, sete delas como titular. Cauê marcou dois gols e é um nome para a torcida do Corinthians ficar de olho no futuro. O garoto, no entanto, ganhou vaga no time muito também pela má fase de Jô no ataque.

Gabriel Pereira (meia)

Habilidoso e veloz, o meia-atacante vive altos e baixos no Corinthians desde que chegou ao elenco principal, no ano passado, ainda com Tiago Nunes. Nesta temporada, entrou em campo 11 vezes, mas em apenas duas foi titular. Gabriel ainda não se firmou no elenco principal e tenta ganhar espaço com a chegada de Sylvinho ao comando técnico da equipe.

Precisam melhorar

Matheus Araújo (meia)

Campeão do mundo com a seleção brasileira sub-17, Matheus Araújo chegou aos profissionais do Corinthians no início desta temporada sob a chancela de Vagner Mancini. O garoto, no entanto, é visto como franzino e ainda não pegou o ritmo e intensidade da equipe profissional. São apenas 12 minutos em campo e ainda precisa convencer a comissão técnica de que pode ser uma opção viável para a equipe no segundo semestre.

Felipe Augusto (atacante)

O atacante, de 17 anos, é o segundo mais jovem dos promovidos neste ano. Ainda é considerado muito novo e, por isso, fez apenas um jogo com 12 minutos em campo. O jogador deve permanecer treinando com os profissionais e reforçando o elenco sub-20 quando necessário.

Rodrigo Varanda (atacante)

O caso mais emblemático deste início de temporada do Corinthians. O atacante foi titular absoluto no começo do Paulistão, chegou a marcar gol no rival Palmeiras e ganhou vários elogios. Depois, caiu de produção, se envolveu em polêmica, e perdeu a vaga no time. Varanda não joga desde o dia 25 de abril e a comissão técnica está preservando sua imagem até que retome a boa fase.

Antony (atacante)

Fez três jogos pelo Corinthians, o último deles no dia 14 de março, contra o São Caetano, pelo Paulistão, e foi perdendo espaço no elenco. O atacante não vem sendo relacionado, seu contrato vai até o dia 14 de julho desta temporada, e até agora a diretoria do Timão não apresentou uma resposta ao Joinville — clube que detém a maior parte dos direitos de Antony.

Corinthians