Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Corinthians

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O torcedor corintiano tem se habituado a ver o Timão ser apenas coadjuvante no Brasileirão. Desde que foi campeão em 2017, o clube não consegue passar da oitava colocação, fruto das péssimas gestões em sequência, que transformaram o Corinthians em um ambiente bem difícil de se administrar. Salários atrasados, elencos medianos e trocas de treinador passaram a ser a realidade de um clube que foi campeão nacional três vezes na última década.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Corinthians de Mateus Vital, o melhor jogador da equipe em 2021
Imagem: Rodrigo Coutinho

Depois de um 1º semestre bem irregular, Vagner Mancini, que havia feito bom trabalho no Brasileirão 2020, foi mandado embora. A aposta agora é em Sylvinho. Lateral-esquerdo de destaque na história do clube, ele integrou as comissões técnicas de Cruzeiro, Sport, Náutico, Corinthians, Internazionale e Seleção Brasileira como auxiliar. Como treinador mesmo, fez apenas 11 jogos pelo Lyon e acabou demitido de forma precoce.

Mesmo com toda a preparação profissional, Sylvinho é uma aposta, e não foi a primeira opção do Corinthians. Terá que administrar um elenco com carências, jogadores em má fase e gerir um vestiário que lida constantemente com salários atrasados. Um grande desafio e a oportunidade de se firmar no mercado de técnicos brasileiros. Principalmente por executar uma proposta de trabalho diferente da que o Corinthians teve nos últimos anos.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Um provável time-base do Corinthians com a sequência do trabalho de Sylvinho
Imagem: Rodrigo Coutinho

Sylvinho já deixou nítido em diversas entrevistas e no tempo que treinou o Lyon que gosta de equipes mais ofensivas. Times que busquem a posse de bola com premissa, quase sempre a partir de um 4-3-3 e conceitos do jogo mais elaborados no ataque. Algo que ainda não foi feito no clube e demanda tempo de adaptação. Mesmo tendo raízes alvinegras, poderia representar uma contracultura ao jogo praticado pelo Timão em grande parte dos últimos anos.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Mateus Vital, destacado em amarelo, vem sendo o principal jogador do Timão. E ele rende melhor partindo deste setor. Tentando a finalização ou uma tabela com os companheiros
Imagem: Rodrigo Coutinho

O destaque do Corinthians até aqui na temporada é o meia Mateus Vital. Rende mais partindo do lado esquerdo para o meio. Buscando o ângulo da finalização com sua calibrada perna direita ou a possibilidade de servir os companheiros dentro da área. O zagueiro e lateral João Victor é outra boa notícia. O zagueiro Raul Gustavo, outra. É provável que jogadores de mais refino técnico ganhem espaço no meio-campo.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 41%

Bola parada aérea - 26%

Contra-ataque - 17%

Fase ofensiva/ataque direto - 6%

Falta Direta - 6%

Bola roubada ou retomada no ataque - 4%

Como leva os gols

Fase defensiva - 42%

Transição Defensiva - 31%

Bola parada aérea - 21%

Bola perdida na defesa - 6%