Topo

Corinthians

Corinthians: campeão mundial, Matheus é visto como franzino e não se firma

Matheus Araújo tem uma multa estipulada em 50 milhões de euros  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Matheus Araújo tem uma multa estipulada em 50 milhões de euros Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Ricardo Perrone e Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/05/2021 20h19

Campeão do mundo com a seleção brasileira sub-17, em 2019, o meia Matheus Araújo foi promovido aos profissionais do Corinthians no início desta temporada e ainda não conseguiu conquistar seu espaço no CT Joaquim Grava. Durante as disputas do Paulistão e Copa Sul-Americana, o jovem, de apenas 19 anos, esteve em campo em apenas 12 minutos. O entendimento da comissão técnica é de que ele ainda precisa ganhar força física e intensidade de jogo antes de receber outras chances.

De acordo com pessoas ouvidas pelo UOL Esporte, que vivenciam o dia a dia do Corinthians, a situação de Matheus Araújo é delicada. O jogador é visto como uma grande promessa para o futuro, dono de um grande poder de finalização e fácil movimentação entre as linhas de defesa. Apesar disso, o garoto tem sido facilmente anulado pelos defensores do elenco do Alvinegro. Seu perfil franzino e a dificuldade em entender o ritmo do profissional são vistas como um problema para defender a equipe em competições oficiais.

Sua estreia foi em 2019, em um amistoso contra o Botafogo, de Ribeirão Preto, enquanto ainda era atleta da base. Neste ano (já integrado ao elenco principal), durante a passagem de Vagner Mancini pelo Corinthians, Matheus participou apenas do jogo contra o Novorizontino na Neo Química Arena. Naquela ocasião, com a equipe garantida no mata-mata do Paulistão, o técnico poupou os titulares e mandou a campo apenas reservas. No fim do segundo tempo, o meia da base ganhou a vaga de Mateus Vital e jogou por 12 minutos.

Segundo as informações disponíveis no aplicativo Sofascore, Matheus Araújo deu oito toques na bola e acertou cinco deles. O garoto ainda interceptou um passe do adversário, mas acabou perdendo a posse da bola em duas oportunidades.

Agora, com a chegada de Sylvinho ao comando do Corinthians, o jovem meio-campista tem a oportunidade de demonstrar trabalho ao novo chefe e conseguir mais espaço no elenco. Pessoas que trabalharam com Matheus na categoria de base do clube do Parque São Jorge afirmam que a dificuldade na transição para o profissional era algo já esperado. Isto porque, o meia é um jogador tardio e, sempre que trocou de categoria, precisou de mais tempo do que os demais para se adaptar.

Embora os primeiros meses do ano não tenham sido da forma como o jogador planejou, o Corinthians não pretende acelerar o processo de amadurecimento do atleta e cobrá-lo mais do que os outros neste momento. O contrato de Matheus com o clube do Parque São Jorge até o fim de maio de 2022 e a multa estipulada no acordo é de 50 milhões de euros (R$ 318 milhões na cotação atual).

Corinthians