Topo

Fluminense

Fred vira "paizão" e ajuda na adaptação de Kayky e cia no Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/05/2021 04h00

Segundo maior artilheiro da história do Fluminense, duas Copas do Mundo disputadas e outros muitos feitos ao longo da carreira. O pesado currículo e a experiência adquirida no futebol fazem de Fred uma referência no Tricolor e um espelho aos jovens. Mais do que isso, o atacante faz questão de deixar os "moleques de Xerém" o mais à vontade possível no profissional.

É assim que o camisa 9 tem feito, por exemplo, com Gabriel Teixeira e, principalmente, Kayky, a joia tricolor de 17 anos vendida ao Manchester City por cerca de R$ 66 milhões. Com conselhos e incentivos, Fred tem ajudado na adaptação e virou o líder da garotada.

"O Fred foi um paizão para nós, é nosso ídolo, ajudou muito em nossa subida e no dia a dia também", declarou Gabriel Teixeira, de 20 anos, ao pay-per-view do Campeonato Carioca.

Homem de confiança do técnico Roger Machado, Fred costuma passar suas avaliações sobre os meninos ao treinador, como o próprio comandante revelou após a vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa ontem (9). Kayky e Gabriel Teixeira marcaram e ajudaram o Fluminense a se classificar para a final do Estadual, pela qual enfrentará o Flamengo.

"Acho que essa mescla de jogadores mais rodados com juventude é a alquimia certa. Outro momento vi Fred falando da alegria, espontaneidade e, por vezes, a boa irresponsabilidade desses jogadores, que fazem com que eles sejam imprevisíveis em alguns momentos. Muitas vezes vou pedir para eles tocarem e eles vão para cima e limpam a jogada e, por exemplo hoje, o Kayky deixa o Biel na cara do gol", avaliou Roger.

No confronto com a Portuguesa, Fred foi poupado e ficou no banco de reservas. No gol de Gabriel Teixeira ele aquecia atrás da meta e fez questão de chamar Kayky e elogiá-lo: "jogadaça", disse ele em imagem flagrada pelo PPV do Carioca.

Embora já esteja vendido, Kayky só irá se apresentar ao Manchester City em 2022.

Fluminense