Topo

Edina Alves é escolhida para apitar Olimpíadas; Claus apita Copa América

Árbitra Edina Alves Batista, no clássico entre Corinthians e Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF
Árbitra Edina Alves Batista, no clássico entre Corinthians e Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

21/04/2021 18h03

A árbitra Edina Alves Batista, a auxiliar Neuza Back e o árbitro de vídeo Wagner Reway foram escolhidos para arbitrar nas Olimpíadas de Tóquio, que começam no próximo mês de julho.

O trio representará a arbitragem do país na competição. Sem divisão por gênero, os brasileiros podem ser escalados para jogos do futebol masculino e feminino.

Edina e Neuza já contavam com experiência internacional. A dupla apitou o último Mundial de Clubes, vencido pelo Bayern de Munique, e quatro jogos da Copa do Mundo feminina de 2019, incluindo a semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra.

As Olimpíadas, originalmente marcadas para 2020, começam dia 21 de julho, quarta-feira. O pontapé inicial para o futebol feminino acontece já no primeiro dia dos Jogos, enquanto o masculino inicia no segundo. A medalha de ouro das mulheres será disputada dia 6 de agosto e a dos homens dia 7 de agosto, véspera do encerramento.

Copa América

A Conmebol também anunciou hoje (21) a relação de árbitros para a Copa América. Raphael Claus e Wilton Sampaio foram os representantes brasileiros escolhidos. Danilo Manis e Bruno Pires serão assistentes, enquanto Wagner Reway e Rafael Traci trabalharão no VAR.

O torneio também terá um árbitro espanhol, Jesus Gil Manzano, como parte de um programa de intercâmbio selado pela confederação sul-americana e a Uefa. A Copa América de 2021 acontecerá na Argentina e na Colômbia, entre 13 de junho e 10 de julho.