Topo

Cruzeiro reconstrói time em 2021 com defesa reforçada e busca mais gols

Cruzeiro, de Sóbis, só levou quatro gols na temporada 2021 - Gustavo Aleixo/ Cruzeiro
Cruzeiro, de Sóbis, só levou quatro gols na temporada 2021 Imagem: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

15/04/2021 04h00

A reconstrução do Cruzeiro na temporada 2021 tem acontecido com o reforçado sistema defensivo. Em 11 jogos, a Raposa sofreu apenas quatro gols e não teve a meta vazada nas últimas cinco partidas, sequência que coincide com a retomada do Campeonato Mineiro após pausa de dez dias por causa da nova onda da pandemia do novo coronavírus.

Graças à sequência, o Cruzeiro conseguiu embalar na temporada. Se antes da parada a equipe dirigida por Felipe Conceição sofria para tentar ficar entre os quatro melhores do Estadual, agora já vive situação mais confortável. E para completar, garantiu ontem (14) vaga na terceira fase da Copa do Brasil ao derrotar o América-RN por 1 a 0, na Arena das Dunas.

"O nosso sistema defensivo começa na frente com o Sóbis ajudando bastante. O Airton, o Bruno [José], os meias. O segredo é esse. Estão todos ajudando na marcação. Por isso a gente está forte no sistema defensivo, mas buscando o equilíbrio", justificou o treinador.

"Marcar gols em todas as partidas está sendo importante. Não no número que a gente gostaria, mas só de marcar em sequência mostra que a parte ofensiva tem melhorado e crescido. Tem sido eficiente. O que a gente busca é que o time seja forte em todos os momentos, seja defensivo, ofensivo, nas transições, na bola parada."

Se por um lado a defesa tem mostrado consistência, o setor ofensivo do Cruzeiro vem sofrendo mais. Foram apenas dez gols a favor em 11 jogos e em apenas dois deles a Raposa marcou duas vezes.

O único jogador a balançar as redes duas vezes é Felipe Augusto, que atualmente é um dos reservas. Os outros tentos foram de Cáceres, Marcinho, Manoel, Marcelo Moreno, Rafael Sóbis, William Pottker, Airton e Matheus Barbosa. Isso, porém, é um fato animador, de acordo com as projeções de Felipe Conceição.

"Estamos construindo, e vários atletas vêm fazendo gol, e são diferentes atletas, cada um com seu momento, isso deixa a gente mais forte. Na hora em que conseguir ter uma eficácia maior no último terço, as vitórias poderão ser maiores", comentou o treinador, ressaltando o desempenho de todos os seus jogadores. "Os atletas que têm entrado estão mantendo o padrão, principalmente em situações adversas em finais de partida".

Para Conceição, esses números já mostram que o primeiro objetivo já foi alcançado no Cruzeiro. O treinador tem ressaltado neste início de trabalho que tem que determinar padrão tático para conseguir suas metas na temporada. "Quando você começa um trabalho de construção de equipe, o primeiro desafio é ter um padrão. Hoje o Cruzeiro já demonstra um padrão suficiente para vencer as partidas, para ser consistente, para aprender as ferramentas e usá-las de acordo com o contexto", finalizou.