Topo

Rival do Grêmio ligou para Abel Ferreira atrás de dicas para Libertadores

Cesar Greco
Imagem: Cesar Greco

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/04/2021 04h00

O Independiente Del Valle, do Equador, buscou dicas sobre como encarar o Grêmio. Renato Paiva, treinador do clube equatoriano, ligou para Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, para trocar informações antes do duelo válido pela terceira fase preliminar da Copa Libertadores. Paiva e Ferreira compartilharam informações sobre o time gaúcho. O primeiro jogo do duelo pela vaga na fase de grupos da competição continental será amanhã (7), às 19h15 (horário de Brasília), em Quito.

Aos 51 anos, Renato Paiva está à frente do clube equatoriano desde dezembro. Português com carreira toda construída nas categorias de base do Benfica, ele substituiu Miguel Ángel Ramírez, que deixou o Del Valle em 2020 e assumiu o Internacional em fevereiro de 2021.

Ramírez, aliás, foi o mais recente adversário do Grêmio. No último sábado (3), o time de Renato Portaluppi venceu o Inter por 1 a 0, pelo Gauchão, no primeiro Gre-Nal da temporada.

Segundo apurou o UOL Esporte, Renato Paiva procurou Abel Ferreira logo após o confronto entre Grêmio e Independiente Del Valle ser confirmado. O time gaúcho eliminou o Ayacucho-PER, enquanto a equipe equatoriana passou pela Unión Española-CHI.

A motivação para o contato é óbvia. Paiva quis ouvir do treinador do Palmeiras a estratégia utilizada e outros detalhes da preparação para os jogos da final da Copa do Brasil. O Palmeiras venceu o Grêmio em Porto Alegre e em São Paulo e ficou com a taça.

O treinador do clube equatoriano procurou informações sobre características do time do Grêmio, mas especialmente observações sobre o comportamento defensivo de seu oponente.

O elo entre Renato Paiva e Abel Ferreira está na nacionalidade. Por mais que os dois não tenham trabalhado juntos, ambos são adeptos do intercâmbio de informações sobre times adversários e jogos.

A ideia do Del Valle, claro, é tirar vantagem do mando de campo e da altitude de Quito para abrir vantagem no confronto. O Grêmio, por outro lado, estuda maior atenção à defesa.

A segunda partida entre Grêmio e Independiente Del Valle acontece em 14 de abril, na Arena do Grêmio. O duelo tem gol qualificado —a contagem fora de casa pode fazer a diferença— e vale vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.