PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Escalação do Grêmio: Maicon fora cria dúvida no meio-campo

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/04/2021 18h00

Classificação e Jogos

A ausência de Maicon no jogo Independiente Del Valle-EQU e Grêmio cria uma dúvida na escalação do time gaúcho. Darlan e Lucas Silva são as opções para manter a formação, mas outra saída é mudar um pouco mais a equipe. O duelo em Quito, na quarta-feira (7), abre confronto que vale vaga na fase de grupos da Copa Libertadores

Além da ausência de Maicon e Kannemann, conforme revelou o UOL Esporte, o Grêmio também não terá Renato Portaluppi. O treinador testou positivo para covid-19 hoje (5).

Maicon ficou fora da viagem por relatar dores musculares depois do Gre-Nal 430. No sábado, o Grêmio venceu o Internacional pelo placar de 1 a 0. O camisa 8 iniciou o clássico e saiu no segundo tempo. A ausência dele abre espaço para uma estratégia diferente.

A estratégia normal, caso o Grêmio queira manter a estrutura base do time, indica que Darlan ou Lucas Silva ingresse na formação titular. Com isto, o 4-2-3-1 segue em uso e pode se transformar em 4-1-4-1 sem a bola.

Mas o caminho alternativo é usar Darlan e Lucas Silva juntos. Neste cenário, um jogador mais ofensivo precisa sair. Alisson e Pinares são os candidatos. Assim, a formação teria três volantes para fechar espaços e abriria mão de um meia centralizado. O 4-1-4-1 passa a ser a formação base, podendo migrar para 4-3-3 ou 4-6-1.

Provável escalação: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan (Lucas Silva), Alisson (Lucas Silva), Pinares e Ferreira; Diego Souza.

Futebol