Topo

Recopa: Defensa y Justicia passa por transformação desde a saída de Crespo

Abel Ferreira conversa com os jogadores do Palmeiras antes do treino na Academia de Futebol - Reprodução/ Twitter Palmeiras
Abel Ferreira conversa com os jogadores do Palmeiras antes do treino na Academia de Futebol Imagem: Reprodução/ Twitter Palmeiras

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/04/2021 04h00

Para derrubar o River Plate pela semifinal da Copa Libertadores de 2020, o Palmeiras contou com um estudo aprofundado de Abel Ferreira. A informação de que o técnico se dedicou até mesmo a comprar a biografia de Marcelo Gallardo, comandante do River, tem espaço garantido na mitologia em torno da conquista. Pois, para tentar mais um título continental, da Recopa Sul-Americana, o português vai ter de avaliar mais um adversário argentino, o Defensa y Justicia, sem que haja literatura tão farta ou mesmo uma amostra de jogos significativa antes do início da decisão amanhã (7), em Buenos Aires.

É que o clube se viu obrigado a buscar um novo técnico para esta nova temporada depois que Hernán Crespo topou a oferta do São Paulo. Para o seu lugar, a diretoria optou por um velho conhecido. Quando regressou ao Defensa y Justicia para a sua terceira passagem, Sebastián Beccacece colocou o título da Recopa já como a grande obsessão da equipe.

O comandante português e sua comissão técnica têm como característica o fato de estudarem exaustivamente os seus adversários. É evidente que, ao contrário de Gallardo, Beccacece ainda não tem sua carreira como técnico consolidada. Mas suas ideias dialogam muito com as filosofias de outros comandantes célebres argentinos, como Marcelo Bielsa, seu mentor, e Jorge Sampaoli.

Agora, se a reconstrução do Defensa y Justicia começou em julho e não oferece muitos jogos para avaliação. Até o momento, realizou apenas nove jogos e possui um aproveitamento de 51,8% Por outro lado, seu oponente ainda tenta assimilar as mudanças táticas promovidas no "Halcón Defe". Foram abandonados alguns padrões que eram priorizados por Crespo, optando por formações ainda mais ofensivas.

Crespo usava muito os esquemas 4-2-3-1 e 3-1-4-2 — este último é uma variação do 3-5-2. Com Beccacece, por sua vez, o Defensa y Justicia passou a ter uma disposição mais ofensiva com alternância entre o 4-4-2 e o 3-4-2-1.

abel-palmeiras - Cesar Greco - Cesar Greco
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, comanda treino na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco

Para ficar de olho!

Com o benefício da semana livre para trabalhar, devido à paralisação do Campeonato Paulista, o Palmeiras também deverá estar atento aos pontos fortes do Defensa, entre eles, o atacante Walter Bou e o histórico do próprio Beccacece contra equipes brasileiras.

Emprestado pelo Boca Juniors, Bou chegou ao clube em dezembro do ano passado e já balançou as redes seis vezes neste início de temporada. Ele tem se mostrado uma boa opção ofensiva no grupo.

Além do jogador, o que pode pilhar os argentinos é a derrota, ainda engasgada, para o Boca Juniors por 2 a 1, pelo Campeonato Argentino, no último fim de semana. A equipe chegou a ter uma boa atuação e abrir o placar com gol anotado por Bou no primeiro tempo, mas acabou sofrendo a virada após gols de Tevez e Zárate.