PUBLICIDADE
Topo

Cruzeiro

Cruzeiro confirma parcerias com times de basquete e futebol americano

Cruzeiro, como antecipou o UOL Esporte, firmou parceria com times de basquete e futebol americano - Divulgação Sada Bulldogs e Montes Claros Basketball
Cruzeiro, como antecipou o UOL Esporte, firmou parceria com times de basquete e futebol americano Imagem: Divulgação Sada Bulldogs e Montes Claros Basketball

Guilherme Piu

Do UOL. em Belo Horizonte

06/04/2021 13h39

A diretoria do Cruzeiro confirmou hoje (6) duas novas parcerias para o clube, que retomará atividades no futebol americano, e terá também um time de basquete. No esporte da bola oval a Raposa firma acordo com o Betim Bulldogs e na tradicional modalidade olímpica terá o Montes Claros Basketball como parceiro.

A ideia dessa ampliação de leques para essas modalidades por parte do Cruzeiro foi antecipada pelo UOL Esporte ainda em novembro do ano passado, quando já existiam conversas para que o clube iniciasse atividades em outros esportes.

"O Cruzeiro é reconhecidamente uma das marcas mais importantes e expressivas do esporte e a nossa intenção é, além do futebol, expandir para outras modalidades, com fortes parcerias, valorizando o 'Esporte Clube' do nosso nome. Ter uma equipe de basquete, resgatando uma tradição do Palestra Itália, e retomar o projeto do futebol americano, que também já foi campeão, nos deixa muito felizes. Continuamos trabalhando forte no dia a dia em grandes projetos como estes, sempre com o objetivo de fazer do Cruzeiro um clube cada vez mais forte", disse o presidente Sérgio Santos Rodrigues ao site oficial do clube.

Basquete

A parceria do Cruzeiro para ter um time de basquete foi fechada com a Adersnorte-MG, que toca um projeto da modalidade em Montes Claros, cidade localizada no Norte de Minas Gerais. O responsável pela equipe será, de acordo com a diretoria celeste, Kaká Carone, ex-jogador de basquete com passagens por Minas, Suzano e Brasília. Desde 2017, Carone trabalha com o esporte na região por meio do Montes Claros Basketball.

"O Cruzeiro EC Basquete é a realização de um sonho, em uma cidade apaixonada por esta camisa. Neste momento, o basquete vive um cenário de destaque, visibilidade e profissionalismo no Brasil e no mundo, por isso o Cruzeiro merece e deve estar entre os gigantes da modalidade. Queremos honrar esta história centenária de vitórias e a cultura poliesportiva deste clube. Fazer parte de um projeto como este, em um momento de reconstrução da maior instituição esportiva do estado de Minas Gerais é um privilégio que estamos vivendo. A implementação do projeto em Montes Claros irá potencializar e legitimar o trabalho de popularização e massificação do basquete que temos feito no Norte de Minas Gerais, além de contribuir com desenvolvimento social e econômico da cidade", afirmou Kaká Carone ao site oficial do clube.

De acordo com o Cruzeiro, Por enquanto o Cruzeiro EC Basquete será um projeto para a base disputará competições de acesso. Em maio, a equipe sub-22 do Cruzeiro EC Basquete se apresentará para as atividades de pré-temporada, que incluirão treinos e amistosos. Em julho o time pode disputar os Jogos Universitários de Minas Gerais, a Liga de Desenvolvimento de Basquete [LDB], e até o Campeonato Mineiro Adulto 2021.

Futebol americano

A parceria com o Betim Bulldogs retomará atividades do Cruzeiro na modalidade do futebol americano, que tem ganhado muitos adeptos no Brasil ao longo dos últimos anos.

"É com muita alegria que celebramos esta parceria. Trazer o Cruzeiro de volta para uma das modalidades que mais crescem no Brasil é muito importante para nós. Sabemos do potencial que a marca carrega e queremos colocar a equipe entre as melhores do Brasil. Como torcedor fanático do Cruzeiro, poder vestir o manto estrelado e defendê-lo na modalidade em que temos tanta paixão é a realização de um sonho. Acreditamos que o Cruzeiro vai potencializar os trabalhos de formação que temos em Betim, trazendo novos torcedores e possibilitando novos parceiros para manutenção e ampliação. Nosso objetivo é atender a um número maior de jovens em nossas categorias de formação, buscando atuar principalmente em regiões de situação socioeconômica mais precária", afirmou Júlio Cesar Ribeiro dos Reis, fundador do projeto.

O Cruzeiro já teve duas equipes de futebol americano, mas encerrou as atividades do esporte no clube em 2019. Há quatro anos [2017], a primeira parceria era com o FA Get Eagles, que junto da empresa Sada, de propriedade do ex-CEO do Conselho Gestor cruzeirense Vittorio Medioli, levou a Raposa a faturar um título nacional na categoria. Com a entrada de Wagner Pires de Sá na presidência do Cruzeiro, em 2018, houve o rompimento da parceria com o Get Eagles e o início de um trabalho com o JF Imperadores. O time foi encerrado de forma polêmica após uma sequência de erros administrativos.

O Get Eagles, inclusive, ao encerrar a parceria com o Cruzeiro, assinou contrato com o arquirrival Atlético-MG.

Cruzeiro