Topo

Herói contra Alemanha, Pandev é ídolo na Itália e já fez gol em Mundial

Goran Pandev fez o primeiro gol da Macedônia na vitória sobre a Alemanha - Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images
Goran Pandev fez o primeiro gol da Macedônia na vitória sobre a Alemanha Imagem: Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 04h00

Classificação e Jogos

Autor do primeiro gol da Macedônia na surpreendente e histórica vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha, pelas Eliminatórias Europeias à Copa do Mundo de 2022, Goran Pandev é um veterano de 37 anos que fez sua carreira praticamente inteira no futebol italiano, onde conquistou o mundo em 2010 e fez um gol na decisão.

Antes do jogo de ontem (31), Pandev já era idolatrado em seu país por ter conseguido o inédito feito de colocar a Macedônia em sua primeira Eurocopa. A seleção encara Áustria, Holanda e Ucrânia pelo Grupo C. A classificação veio com um gol dele, aos 12 minutos do segundo tempo, e a vitória por 1 a 0 sobre a Geórgia pelos playoffs.

Ao lado dos brasileiros Júlio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta, Pandev fez parte do elenco da Inter de Milão que derrotou o Mazembe na decisão do Mundial de Clubes da Fifa em 2010. O macedônio, aliás, fez o primeiro gol na vitória por 3 a 0. Naquele ano, o time africano eliminou o Inter na semifinal do Mundial.

Pandev esteve em campo também em outro jogo de lembrança ruim para os alemães, na conquista da Liga dos Campeões sobre o Bayern de Munique em Madri. O meia foi substituído no segundo tempo e, sob o comando de José Mourinho, comemorou a conquista.

Antes de chegar à Inter de Milão, Pandev jogou cinco temporadas pela Lazio. Seu tempo na Inter foi curto e depois de dois anos foi negociado com o Napoli, depois com o Galatasaray. Mas retornou à Itália para jogar pelo Genoa, onde está desde 2016.

Na penúltima rodada do Italiano, Pandev fez o gol do Genoa no empate por 1 a 1 contra a Udinese. Em razão da idade, o meia raramente tem conseguido disputar uma partida inteira, mesmo assim fez quatro gols em 22 jogos na temporada.