Topo

Inglês - 2020/2021

Maior artilheiro do City, Aguero deixará o clube no fim da temporada

Kun Aguero, atacante do Manchester City - REUTERS/Clive Brunskill
Kun Aguero, atacante do Manchester City Imagem: REUTERS/Clive Brunskill

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 16h15Atualizada em 29/03/2021 17h10

O atacante Sergio Aguero deixará o Manchester City no fim desta temporada, quando chega ao fim seu contrato no mercado da bola. Em dez anos no clube, Aguero foi o autor do histórico gol que deu o título Inglês ao clube em 2012 e se transformou no maior artilheiro do City. O clube atualizou a situação do jogador na tarde de hoje e disse que "a despedida será emocionante".

Aguero chegou ao City em 2011 e é autor de um dos gols mais importantes da história do clube. Foi dele o gol contra o QPR que garantiu o primeiro título da Premier League do clube em 2011/2012. O último título do City no Campeonato Inglês havia sido em 1967/1968.

Logo em sua estreia, Aguero marcou dois gols e deu uma assistência na vitória por 4 a 0 sobre o Swansea. De lá para cá, Aguero fez 257 gols em 384 partidas pelo clube, o maior artilheiro da história do clube.

Em dez anos de clube, Aguero ganhou quatro vezes o Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e cinco Copas da Liga.

Em sua conta oficial no Twitter, Aguero afirmou que "sente enorme satisfação e orgulho de ter jogado por dez temporadas no Manchester City e ter se convertido no maior artilheiro do clube"

Antes da confirmação da saída, o jornal espanhol "Mundo Deportivo" chegou a dizer que com a eleição de Joan Laporta, eram grandes as chances de Aguero se transferir para o Barcelona.

De acordo com a nota oficial do City, "o presidente Khaldoon Al Mubarak revelou que uma estátua do atacante do City foi encomendada para ficar ao lado dos ex-companheiros de equipe de Sergio, David Silva e Vincent Kompany. A sua lenda será ainda marcada pela instalação de um mosaico dedicado e permanente na City Football Academy".

Um artista será contratado pelo clube para construir a estátua de Aguero. "Tenho o grande prazer de anunciar que vamos contratar um artista para criar uma estátua de Sergio no Etihad Stadium ao lado das que estão em construção para Vincent e David. E estamos ansiosos para a oportunidade de dar a Sergio uma despedida adequada no final da temporada", disse Mubarak.

O clube disse ainda que já começou o planejamento para uma homenagem ao argentino na última partida do Campeonato Inglês no Etihad Stadium. "Vamos agora começar a trabalhar nos planos para marcar sua saída no último jogo em casa da temporada 2020/21 contra o Everton, quando se espera que milhares de torcedores tenham permissão para comparecer ao Etihad Stadium para homenagear sua extraordinária contribuição e conquistas", escreveu o clube.