PUBLICIDADE
Topo

Inglês - 2020/2021

Chelsea e Liverpool garantem vaga na Champions na última rodada do Inglês

Sadio Mané comemora após abrir o placar para o Liverpool contra o Crystal Palace pelo Campeonato Inglês - Phil Noble/Reuters
Sadio Mané comemora após abrir o placar para o Liverpool contra o Crystal Palace pelo Campeonato Inglês Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/05/2021 13h53Atualizada em 23/05/2021 14h32

Não faltou emoção na última rodada do Campeonato Inglês, disputada na tarde de hoje. O Chelsea contou com o tropeço do Leicester sobre o Tottenham para garantir, mesmo perdendo para o Aston Villa por 2 a 1, a 4ª posição e uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

O time de Thomas Tuchel ainda disputa a final da atual edição do torneio continental no final de semana que vem, contra o Manchester City.

Por outro lado, o Liverpool fez sua parte ao vencer o Crystal Palace por 2 a 0 e fechou a tabela na 3ª posição, atrás somente da dupla de Manchester.

O City, aliás, finalizou sua campanha no torneio nacional com chave de ouro ao superar, com tranquilidade, o Everton por 5 a 0. Este foi o último jogo do atacante Kun Aguero em casa com a camisa da equipe - a trajetória durou uma década.

O grande derrotado do dia foi o Leicester, que tomou 4 a 2 do Tottenham e não saiu dos 66 pontos, na 5ª posição.

Desta maneira, o top 4 da tabela do Inglês acabou assim:

  1. Manchester City - 86 pontos
  2. Manchester United - 74 pontos
  3. Liverpool - 69 pontos
  4. Chelsea - 67 pontos

O UOL Esporte fez um resumo do que foi a maluca rodada final do Inglês, com os destaques das principais partidas. Confira:

Liverpool faz lição de casa

O Liverpool, que começou a última rodada dentro da zona de classificação para a Champions, encerrou a temporada fazendo sua parte ao superar, em casa, o Crystal Palace.

O time de Jurgen Klopp abriu o placar nos minutos finais do 1° tempo. Mané aproveitou desvios após escanteio e empurrou a bola para o fundo do gol de Guaita.

O próprio senegalês ampliou no 2° tempo ao receber passe de Salah. Com muito espaço, Mané finalizou de perna esquerda e sacramentou a classificação do Liverpool.

Chelsea tropeça, mas se salva

Bastava apenas uma vitória simples ao Chelsea para garantir o 3° lugar e, consequentemente, uma vaga na próxima edição do maior torneio da Europa.

O sonho chegou a virar pesadelo, no entanto, aos 42 minutos da etapa inicial contra o Aston Villa. Traoré, em cobrança ensaiada de escanteio, recebeu cruzamento rasteiro e fuzilou o gol de Mendy - que se chocou com a trave no lance e precisou ser substituído.

Tudo piorou no começo do 2° tempo, quando, de pênalti, El-Ghazi ampliou o placar. Nesta altura, o Chelsea via os rivais Liverpool e Leicester vencerem suas partidas.

Chelsea perdeu para o Aston Villa, mas contou com a sorte ao ver o Leicester também ser derrotado - Nick Potts/Reuters - Nick Potts/Reuters
Chelsea perdeu para o Aston Villa, mas contou com a sorte ao ver o Leicester também ser derrotado
Imagem: Nick Potts/Reuters

A situação mudou em poucos minutos. A primeira "boa notícia" veio com Chilwell, que recebeu um passe de Pulisic e, sem marcação, diminuiu o placar para 2 a 1 - antes, o time de Thomas Tuchel viu um gol Werner ser anulado pelo VAR.

Quase que simultaneamente, o Leicester, que vencia o Tottenham por 2 a 1, viu o adversário virar o jogo nos minutos finais e, derrotado por 4 a 2, perdeu a chance de ir ao campeonato europeu, dando de bandeja a vaga ao Chelsea.