Topo

Botafogo

Botafogo 'emperra' em clássicos e esfria início de temporada animador

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/03/2021 04h00

Foram dois clássicos, dois jogos sem vitória, e um balde de água fria no então animador começo de temporada do Botafogo. O empate com o Vasco e a derrota para o Flamengo, pelo Campeonato Carioca, fizeram com que a equipe de Marcelo Chamusca 'emperrasse' depois de estar invicta e, inclusive, conseguir a classificação à segunda fase da Copa do Brasil com direito a goleada.

Até então sem ser vazada, a defesa alvinegra sofreu três gols em duas partidas. Além disso, o setor ofensivo mostrou falhas, principalmente no jogo de ontem (24) contra o Rubro-Negro, na criação de alternativas.

Apesar de um alerta ligado pela ausência de resultado positivo em dois difíceis testes, Chamusca ressalta ser ainda o início de um trabalho e que comissão técnica e elenco estão em um "processo de construção", com pontos a evoluir.

"A minha chateação é por termos perdido um clássico e um jogo importante. O comportamento da equipe, no primeiro tempo, claro que nos traz preocupação. Estamos em um processo de construção ainda. Alguns jogadores que foram contratados ainda nem puderam estrear. É um início de trabalho onde gostaríamos de poder fazer resultados positivos. Não conseguimos hoje. Foi a minha primeira derrota e eu não isento a minha responsabilidade como treinador, nem a dos jogadores", disse ele, que completou:

"Isso, para nós, vai servir como análise interessante do que vamos enfrentar, para que possamos evoluir. Sempre enaltecendo que estamos em um processo gradativo de reformulação".

Na última temporada, os duelos com os rivais cariocas também se mostraram uma pedra no sapato do Botafogo. Entre Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro, foram 12 partidas, com apenas dois triunfos, quatro empates e seis derrotas — aproveitamento de 27,7%. Os dois resultados positivos, coincidentemente, foram contra o Vasco, um pelo Estadual e um pela Copa do Brasil, que valeu a classificação às oitavas de final.

O Alvinegro atravessa uma reformulação no departamento de futebol visando, principalmente, a disputa da Série B do Brasileiro. Até o momento foram contratados, além do próprio técnico, 12 jogadores. Após o empate com o Boavista, na estreia no Carioca, Chamusca já havia alertado que o Glorioso seria um caso que "troca o pneu com o carro andando".

Botafogo