Topo

Eliminatórias Europeias

Portugal vence o Azerbaijão com gol contra e atuação apagada de CR7

Cristiano Ronaldo durante jogo entre Portugal e Azerbaijão pelas Eliminatórias para a Eurocopa - BERTORELLO / AFP
Cristiano Ronaldo durante jogo entre Portugal e Azerbaijão pelas Eliminatórias para a Eurocopa Imagem: BERTORELLO / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/03/2021 18h37

Classificação e Jogos

A seleção de Portugal venceu o Azerbaijão por 1 a 0 hoje, no Allianz Stadium, na Itália. Com um gol contra de Medvedev após um chute de Rúbens Neves e uma atuação apagada de Cristiano Ronaldo, a equipe comandada por Fernando Santos estreou com vitória nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2022.

O capitão português não brilhou, mesmo jogando na casa da Juventus, em Turim. CR7 pouco fez no jogo além de alguns passes de efeito e uma cobrança de falta. O craque português não vive o melhor momento da carreira e passou a ser criticado desde a eliminação da Juve na Liga dos Campeões.

Com o resultado, Portugal assume a liderança do Grupo A. Por enquanto, a equipe comandada por Fernando Santos é a única com três pontos. Logo em seguida estão Irlanda e Sérvia, que empataram em 1 a 1. Luxemburgo ainda não estreou.

Primeiro tempo:

Nos dez primeiros minutos de jogo, a seleção de Portugal teve maior controle da partida. Com mais presença no ataque, algumas chances surgiram, porém foram neutralizadas pela defesa adversária. Aos 15 minutos, Cristiano Ronaldo teve a primeira chance de abrir o placar, porém, estava impedido.

A pressão portuguesa não parou, com um passe bem feito do camisa 7 para Domingos Duarte, o goleiro Mahammadaliyev mostrou segurança na defesa.

Nos 10 minutos finais do primeiro tempo, Portugal tinha 74% da posse de bola, demonstrando um primeiro tempo muito acima por parte dos comandados de Fernando Santos. Aos 36 minutos, após uma bela defesa em um chute de Rúbens Neves, Medvedev se chocou com Mahammadaliyev e marcou o primeiro de Portugal, contra.

Segundo tempo:

Aos 8 minutos da etapa final, Cristiano Ronaldo bateu uma falta que desviou em um adversário e saiu para escanteio, que não foi tão aproveitado pelo time português.

Aos 22, Bernardo Silva arriscou um chute de longe e colocou o arqueiro azerbaijanês para trabalhar, o que se tornou recorrente no restante dos 45 finais.

O Azerbaijão deu seu primeiro susto aos 25 com Nuriyev, após um lance de confusão do goleiro Lopes com a zaga de Portugal, o chute da entrada da área quase deixou tudo igual. Diante da reação apresentada pelos adversários, Fernando Santos optou por João Félix no lugar de André Silva para buscar maior poder ofensivo.

Bruno Fernandes perdeu a chance clara de ampliar o placar após um passe bonito de Cristiano Ronaldo, mas a finalização não foi suficiente para balançar a rede adversária.

Nos 10 minutos finais, Portugal tinha 68% da posse de bola e um resultado já administrado. Por mais que as tentativas no setor ofensivo fossem altas com Cristiano Ronaldo, de falta, João Félix e outras oportunidades, o resultado não passou por alterações.

Próximos compromissos:

Portugal voltará aos gramados no sábado, 27, às 16h45 (de Brasília), contra a Sérvia. Depois disso, na terça-feira, 30, às 15h45 (de Brasília), Cristiano Ronaldo e companhia terão a seleção de Luxemburgo pela frente. Ambos os jogos pelas Eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2022.

Já o Azerbaijão tem um amistoso contra o Qatar, no sábado 27, às 14h (de Brasília) e depois volta a jogar as Eliminatórias contra a Sérvia, na terça-feira, 30, às 13h (de Brasília).