Topo

Corinthians

Mancini chega a 30 jogos pelo Corinthians e entra em grupo seleto no século

Vagner Mancini durante treino do Corinthians - Rodrigo Coca
Vagner Mancini durante treino do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/03/2021 18h55

Contratado em outubro do ano passado, o técnico Vagner Mancini chegou ontem (17) à marca de 30 jogos sob o comando do Corinthians e se juntou a um grupo seleto neste século que nomes como Tiago Nunes, Osmar Loss, Jair Ventura, Cristóvão Borges e Adilson Batista não conseguiram entrar. Entre altos e baixos, o atual comandante do Timão está próximo de completar um semestre no cargo e registra 53% de aproveitamento dos pontos conquistados.

Nos últimos anos, o Corinthians adotou uma cultura de poucas trocas na comissão técnica, apesar de que Andrés Sanchez tenha fugido à regra no último mandato. Por isso, nomes como Mano Menezes, Fábio Carille e Tite - todos campeões no Alvinegro - figuram entre os sete técnicos que mais comandaram a equipe profissional em toda a história do clube do Parque São Jorge.

Excluindo os três acima citados, Mancini é o primeiro treinador do Corinthians a alcançar a marca desde Emerson Leão, que dirigiu o profissional do Timão da reta final da temporada 2006 ao início de 2007.

De lá para cá, desconsiderando os interinos, 12 técnicos passaram pelo Alvinegro sem a mesma sorte. Ao todo, neste século, apenas outros oito técnicos (Vanderlei Luxemburgo, Parreira, Geninho, Tite, Antônio Lopes, Leão, Mano Menezes e Carille) registraram 30 partidas.

Nomes que chegaram ao clube respaldados por bons trabalhos anteriores, como Tiago Nunes, Adilson Batista e Paulo César Carpegiani, não resistiram aos maus resultados e caíram antes de completarem a marca pelo Corinthians. Algumas apostas, como Jair Ventura, Osmar Loss e Cristóvão Borges seguiram o mesmo caminho, não agradaram, e foram demitidos ainda na mesma temporada em que foram contratados.

Desde que chegou ao Corinthians, Mancini soma 13 vitórias, nove empates e oito derrotas, o que lhe dá um aproveitamento de 53% dos pontos disputados. O treinador foi eliminado da Copa do Brasil para o América-MG, logo em seus primeiros dias de trabalho, mas tirou o clube da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e chegou a sonhar com a vaga na Copa Libertadores.

Na temporada 2021, o Timão ainda está invicto com três vitórias e dois empates. Apesar disso, o treinador vem sendo criticado pelo sistema de jogo e, sobretudo, pela atitude da equipe em determinadas partidas. Ontem (17), contra o Salgueiro, o Alvinegro recuou antes dos dez minutos do primeiro tempo, o que gerou uma chuva de críticas a Vagner Mancini.

O comandante tem contrato com o Corinthians até o fim deste ano e sua substituição nem sequer passa pelos planos do presidente Duilio Monteiro Alves.

Corinthians