Topo

Atlético-MG

Nacho Fernández aguarda o BID e aprimora físico para estreia no Atlético-MG

Meia argentino chegou a Belo Horizonte em fevereiro e trabalha há mais de duas semanas na Cidade do Galo - Pedro Souza/Atlético-MG
Meia argentino chegou a Belo Horizonte em fevereiro e trabalha há mais de duas semanas na Cidade do Galo Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

09/03/2021 04h00

Mais uma impactante contratação para a temporada 2021, o meia Nacho Fernández ainda não tem condições de estrear com a camisa do Atlético-MG. O argentino, que sequer teve seu nome registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda não tem condições burocráticas de entrar em campo nem está no melhor condicionamento físico. Por isso, Nacho trabalha na Cidade do Galo para entrar em forma.

Nacho Fernández desembarcou em Belo Horizonte em 21 de fevereiro e, desde então, aguarda sua regularização. Como é estrangeiro, o meio-campista precisa de autorização para trabalhar em solo brasileiro e essas burocracias atrasam a inscrição do argentino no sistema da CBF.

Há 16 dias em Belo Horizonte, Nacho cumpre uma agenda de treinos específicos justamente por causa da sua condição física.

"Nacho está treinando. Existe um programa para ele, para gradativamente retomar a condição física. Ele ficou um tempo de inatividade, todos sabem disso. A cada dia evoluindo, dentro do trabalho planejado", explicou Lucas Gonçalves, técnico interino do Atlético-MG.

A última partida oficial de Nacho Fernández foi em 12 de janeiro, na vitória do River Plate (ARG) por 2 a 0 sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores. Além de quase dois meses de inatividade, nesse intervalo o jogador passou por uma cirurgia de varicocele (problemas nos vasos dos testículos), o que também o impediu de entrar em campo.

"Eu sei, já conversamos sobre isso, da ansiedade do torcedor, da imprensa, para vê-lo estrear. Mas isso vai ser feito com calma e planejamento, sem pular etapas. Para que quando ele estreia, ele esteja na melhor condição possível", completou Gonçalves, que já havia falado dessa espera há algumas semanas. .

"O Nacho vem de um período maior de inatividade, então o processo dele é um pouquinho diferente. A gente vai continuar avaliando. Sei que há até certa ansiedade da torcida para vê-los em campo, mas a gente não pode pular etapas, não pode atropelar o processo. Isso tem que ser de forma muito natural, consciente e com muita responsabilidade", comentou Lucas Gonçalves, em 1º de março.

O Atlético-MG confirmou a contratação de Nacho Fernández com vínculo de três anos. O jogador custou em torno de R$ 36 milhões mais os impostos. O salário do jogador está na casa dos R$ 8,8 milhões por ano, segundo fontes reiteraram ao UOL Esporte.

"Estou muito ansioso para poder jogar e começar a demonstrar tudo dentro do campo. Deixo um abraço a todos os torcedores", disse Nacho Fernández em um vídeo de bastidores divulgado pela TV Galo.

Atlético-MG